origem

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

1ª Jornada

Não estáva com grande vontade de escrever um post sobre o arranque da liga em Portugal. Mas já que o André deixou ai a dica num comment abaixo. Aqui fica. É quase um post apenas para abrir espaço a comentarios. Visto que foi uma primeira jornada muito pouco interessante.
Falando em coisas pouco interessantes, comecemos mesmo por ai. Empates de verde e azul. Não vi estes jogos, entre a 1ª jornada e os alteirinhos, prefiro os alteirinhos. Apenas vi os resumos, e vi que estas equipas se viram gregas para trazer uns pontinhos das suas deslocações. A registar a continuação da vaca cornelia do Sporting, que me parece ser o mais fraco dos ultimos tempos. Quanto aos de azul, nada a dizer.
O que realmente interessa no meio de tantos empates, visto que o Braga foi a unica equipa a conseguir os tres pontos, é o resultado do glorioso.
Mais uma vez, e por causa de ainda ser verão, cheguei da praia apenas a tempo de ver a segunda parte. E gostei do que vi. Quer dizer, quase tudo. Como nada é perfeito, e como eu sou um teimoso do pior, aquele Cardozo é mesmo horrivel! A exibição do Benfica foi muito boa, e a segunda parte foi um completo massacre. Não fosse aquele penalti do David Luiz (ainda não vi bem o lance que me pareceu estranho. Nos comments alguem que deixe opiniões sobre isto pff) e teria sido uma vitoria justissima. Mas não foi. O Cardozo goleador, falhou o penalti. E para variar, deu-me mil razões e mais algumas para não gostar dele. Fraca mobilidade, pressão zero, egoismo, falta de visão de jogo e alguns lances a roçar o ridiculo, como o ultimo lance da partida, em que de costas para a baliza e ainda fora da area, tentou cabecear para golo em vez de tentar servir os seus colegas. Bem já chega, senão a liga de defensores do tacuara ainda se junta para me limpar o sebo. O Jesus, justificou a fraca exibição do Paraguaio pelas suas longas viagens durante a semana a serviço da selecção. E aqui chega uma duvida, se Cardozo não estava em condições, porque jogou? Há alguem que me saiba dizer o porque de Keirrison não ter sido convocado?
Esperemos agora por quinta-feira para ver se o Benfica rectifica o resultado do fim de semana no jogo das competições europeias.
Esta não é uma opinião só minha, ja falei sobre isto com varios benfiquistas. Poderemos continuar sem ganhar o campeonato, mas a atitude da equipa, só por si, já merece o nosso apoio.
Nota para Weldon que já nos ofereceu um ponto. É um jogador que no momento não entra nas contas dos titulares, mas que poderá ser sem duvida uma grande mais valia no plantel. Suplentes de qualidade são indispensaveis. Nota também para Saviola, espero mais dele. Parece-me um pouco preso de movimentos para um jogador da sua estatura.

10 comentários:

Anónimo disse...

Como membro entusiasta da "liga de defensores do tacuara" tenho a dizer que... tens razão. O jogo correu-lhe mal. Mas não é por este jogo que mudo a opinião que tenho dele.
Não vale a pena alongar-me mais neste assunto, ontem na praia já dissemos tudo o que tinhamos a dizer sobre os nossos pontos de vista neste tema ;)

Quanto ao jogo em si, passou-se o que já esperava, ou seja, o Maritimo sabendo do estilo de jogo que o Benfica vinha apresentando na pré-epoca tentou ao máximo anular os nossos pontos fortes, nomeadamente a transição ofensiva, defendendo com toda a equipa muito recuada, o que retirou os espaços que o di maria, aimar e saviola tinham vindo a utilizar para trocar a bola e criar as oportunidades de golo.

Parece-me que isto a juntar ao clarissimo anti-jogo que fizeram, perdendo tempo e fingindo lesões por tudo e por nada, vai ser a táctica adoptada pelos nossos adversários neste campeonato, pelo menos nos jogos em casa. Sugestão: aumentar o caudal ofensivo, metendo laterais mais ofensivos. Ontem o Schaffer tinha dado um jeitaço porque nao havia muito trabalho a defender e tinham surgido mais uns cruzamentos perigossisimos na area.

Quanto aos casos do jogo:
- parece-me que o David Luiz fez mesmo penalty, na area não se pode saltar a bola com os braços escancarados como ele fez. Já a marcação do penlaty com aquela paradinha mais k abusada... tenho duvidas k seja valida.
- O Saviola sacou o penalty muito bem, aproveitando a estupidez do Miguelito.
- Pareceu-me que o weldon tem razão quando diz que ficou outro penalty por marcar a favor do Benfica, houve uma jogada em que o jogador do maritimo corta a bola com o braço apoiado no chão. Mas já se sabe que com este artur soares dias nunca na vida ele ia marcar outro penalty nestas circunstancias.

Resumindo gostei do que vi, criamos mais oportunidades de golo neste jogo que no da epoca passada que espetamos 6 neste mesmo maritimo. Foi uma mistura de azar, anti-jogo e jogo da vida do peçanha.

Ah e sim, talvez experimentar o weldon (que grande braço a torcer que eu estou a dar :P) no lugar do saviola talvez seja uma aposta a explorar...

Cumps

Rui

Sam disse...

eu tambem tercei o braço se o cardozo corrigir os defeitos q lhe aponto. principalmente o que a meu ver é o pior. A falta de atitude.

Banna disse...

befiquismo ao mais alto nivel...
tinha de vir deixar a minha boca...
ao que parece segundo o jornal abola, david luiz faz penalti, saviola "saca" bem o penalti e a paradinha do jogador no maritimo é regular...
quanto ao cardozo nao tem falta de atitude, eu bem vi ele a dar "porrada" nos adversários... ih ih ih
Sporting jogo pro empate, e o FCPorto jogou para nao perder...

Um inicio de campeonato deveras fraquinho...
"não percam as cenas dos próximos episódios, porque nós tambem não!"

Sam disse...

o saviola sacou e muito bem o penalti, o q n quer dizer q o simulou. foi sem duvida penalti. o lance do david luiz, tal como digo no post. n vi o lance, e keria saber opinioes.
o cardozo deu de verdade, uma pazada num adversario, e levou o cartao amarelo justo.

Senator Buscetta disse...

Estava a ver que começava a temporada e não havia post no chaparro ;)

Penalty contra o Benfica - Existiu, David Luiz não pode ir ao lance com os braços daquele modo.
Paradinha - Pessoalmente sou contra esta "subtileza". Muito menos daquele modo. E argumentar que é idêntica à que fazem o Simão e o Cristiano Ronaldo é estupidez. Mas saliento também sou contra a espécie de paradinha que estes fazem. Porém as regras são vagas e deixam ao critério do árbitro pelo que nada se pode apontar.
David Luiz - Andou com a "tesão do mijo" o jogo todo. Não foi para a rua porque não calhou... Definitivamente, central...
Saviola - inteligente como fez com que o defesa provocasse penalti. Não sou a favor da sua saída para a entrada do Weldon porque é um avançado que mexe muito na frente, desgasta a defesa, recupera bolas, constrói ataque e ainda mete umas lá dentro.
Cardozo - tem de marcar penalties como fazia o ano passado. Pastel lá para dentro... Se falhar um desse modo ainda percebo agora à "cagadinha"...
2º penalti a favor do Benfica - na minha opinião não existe. O jogador está em carrinho, apoiou a mão no chão e não sendo intencional, na minha opinião, não deve ser marcado.
Peçanha - Contra o Porto faz 3 frangos.
Marítimo - Autocarro. Até meteu nojo.
Benfica - 1ª parte apagada. 2ª parte em que merecia claramente sair de lá com a vitória.

Anónimo disse...

André, julgo que segundo as regras, mão na área é penalty, quer seja intencional ou não. Porque a intencionalidade pode ser impossível de medir. E segundo essa linha de raciocínio o penalty cometido pelo David Luiz podia não ter sido penalty. Não é à toa que toda a gente sabe que na área se deve fazer aos lances com as mãos atrás das costas ou coladas ao corpo, de forma a não aumentar a área corporal.
Quanto ao penalty do Saviola, como o Sam disse e muito bem, ter sido "sacado" não quer dizer que não tenha existido.

Não vi os jogos da lagartagem e dos corruptos, mas pelo que ouvi dizer foi marcado um fora de jogo inexistente a um atancante do paços que ia isolado para a baliza, mesmo em cima dos descontos... Como o Sam diz no post acima(acerca de um assunto que no fundo é o mesmo): "Palavras para quê?".

Cumps

Rui

PS - Devia registar jogadas como estas de favorecimento escandaloso dos corruptos, de certeza que chegava ao fim da época com informações curiosas e com potencial para irem parar aos jornais. A ver se se acaba definitivamente com esta lama criada pelo pinto da costa.

Anónimo disse...

Mais achas para a fogueira:

Lei manda repetir Penalty de Cardozo: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=173519

Nota ainda para o facto de ter mesmo existido razão para marcar penalty no lance do weldon em que o jogador do maritimo, no chão, toca com o braço na bola.

Cumps

Rui

Sam disse...

se vamos começar c as notas nunca mais saimos daqui. como o fora de jogo do jogador do paços no ultimo minuto, quem nem duvidoso é (o jogador está CLARAMENTE em jogo). O penalti do slb, o pessanha so ter levado amarelo ao minuto 86...
E ainda so estamos na primeira jornada.
A qualidade da arbitragem em portugal é baixissima. E com arbitros mediocres, as decisoes nunca podem ser boas. Quer dizer, são é sempre boas para o mesmo lado.

Banna disse...

Quando disse "sacado", disse, que o conseguiu muito bem, miguelito faz penalti, mas isso é tipico dos defesas burros, desse e de outros, que a bola já vai longe e vão ainda meter o pé para chatear, depois... prriii prriii penalti...
Em relação ao penalti do cardozo, já tinha referido isso numa conversa de amigos, aquele tipo de penaltis tem de se repetir, não gosto da lei, acho ridicula, mas ela é desse modo. Penalti tinha de ser repetido, e mostrar cartão amarelo ao jogador que primeiro entrou na area.

Obs. Impressão minha ou os penaltis em jeito do cardozo não entram? Com a força que ele tem penalti a meio da baliza, ou é golo, ou mete guarda-redes lá dentro, não entendo porque mete em jeito, mas ainda bem que o fez :D

Em relação ao FCP até me admirava, que não tivessem sido beneficiados, até me admirava...
Eu poderia dizer mais, o FCP não jogou nada, mas o resultado até poderia ter sido outro se não tivessem assinalado 2 foras de jogo um ao farias e outro ao hulk(um mal, e outro com muitas duvidas, quando farias se isolava...)O fora de jogo do Passos... fico com duvidas... enfim... fica ai a vossa sugestão... para terem do que se queixar :D

cumps.

Senator Buscetta disse...

Rui, a lei diz isso. Mas o jogador vai em carrinho e vê-se (digo eu) que não há intencionalidade... Eu acho que aqui deve imperar um pouco o bom-senso mas enfim... Aceitaria qualquer uma das duas decisões.

Eu vi o jogo do Porto e a segunda parte do Sporting. O Porto fez um jogo fraquito mas mesmo assim teve algumas oportunidades para sair com a vitória. Acho que foi no final da 1ª parte que o Cássio saca uma defesa... O Hulk foi bem expulso e poderia tê-lo sido mais cedo... O Anunciação fartou-se de lhe dar porrada mas eles já sabem é que têm de comer e calar...
O Sporting só vi a fase ascendente. Mas mesmo assim ataque muito atabalhoado, ligeiramente melhor quando entrou o Fernandez mas muito fracos de processos...

As repetições dos penaltis... Eu sou defensor da repetição dos penaltis neste caso bem como quando os guarda-redes saltam para a frente ainda antes do marcador do penalti tocar na bola mas enfim... É algo que eu já comentei tantas vezes...

Má arbitragem... Acabou agora o Sporting - Fiorentina e bem... Árbitro mau... Bota mau nisso... Aquele húngaro é muito fraco... Palmas para o Vukcevic a provar que só tem mesmo um neurónio e que mesmo esse está a meio gás.

Abraço
André