origem

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Tourada

Amado por uns, odiado por outros e indiferente para o resto.
Sei que nos dias de hj, é até um tema algo polémico, mas para mim que desde pequeno vi e até senti os cheiros do touro e do cavalo é um espectáculo, uma arte, uma tradição.
Digam o que disserem, as pegas, o toureio a pé ou a cavalo, mexe com toda a gente,
uns pela critica, outros pela paixão que os comove ou enaltece.
As pegas são algo para os bravos, os mais audazes, por vezes corre mto bem, outras menos bem e algumas muito mal, mas é sempre um momento muito esperado.
Aquando a pé, existe uma especie de dança do toureiro com o touro, sendo igualmente um mano a mano de exibicinismo.
A cavalo, não escondo que o Bastinhas ou o Rouxinol são fantásticos, não desfazendo dos restantes, que com a graciosidade do cavalo, assim como o explendor do cavaleiro, ajudam à bravura e brilhantismo do principal artista da arena, o touro.

6 comentários:

Sam disse...

nao te sabia um aficionado! alias, nao me lembro de nunca teres vindo a tourada conosco... ou foste?
eu adoro tourada, mas apenas a tourada à portuguesa. a cavalo.
realmente como dizes, ou se ama ou se odeia. mas nunca se é indiferente.
Quanto a cavaleiros, o meu preferido sempre foi o Paulo Caetano.

B B disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
B B disse...

Excape, quem fala assim não é gago!
Pois eu gosto de vários toureiros, e diversas formas de tourear desde o Bastinhas com o seu estilo inconfundivel nesta linha temos o Luis Rouxinol e a Sónia Matias, depois temos a elegância e o estilo assertivo de João Moura, e seguindo esta linha temos, o Paulo Caetano e Ana Batista, dei aqui o exemplo de duas mulheres que gosto de ver a tourear com os seus estilos. Destaco um cavaleiro espanhol que de alguns anos para cá tem dado cartas Pablo Hermoso Mendoza, que já tive a oportunidade de ver o seu toureio, é uma lufada de ar fresco no panorama do toureio a cavalo, tanto tem de Bastinhas como de João Moura, se não conhecem passem no youtube.

Anónimo disse...

pois ...eu o que mais gostei na tourada foi a a penetração anal que um touro fez ao Pedrito de Portugal muahaha aquilo sim foi rir!

excape disse...

Não fui à tourada no cercal, ctg, cajó e o bio, mas estive na única realizada em odemira, pelo menos que eu saiba. Na homenagem ao tio da Poeira, uma que começou com sol e acabou com uma enorme chuvada.
De resto e infelizmente apenas fui a praças de touros com os meus pais, e papo tourada n tv sempre que dá, e até gravada de sevilha quando ia a casa da minha prima margarida.

Sam disse...

ya ya, tiveste na tourada em odemira, ja me lembro!
a do cajo n foi no cercal, foi em sta clara, a do cercal fui apenas com o jomi.