origem

sexta-feira, 4 de março de 2011

Resposta a anonimo!

Acho que este tema merece uma resposta por aqui. Trata-se a uma resposta a um comentador anonimo no post Banal que podem ler neste blogue.
Anti-sportinguista? Desconhecia a existencia desse grupo, mas até acredito que deva estar sediado em Alvalade e liderado pelo seu presidente demissionario. Confesso-lhe que não sou anti-clube nenhum. Sou apenas um amante do desporto.
Caro anonimo, quero dizer-lhe que não tenho nada contra a sua opinião, nem contra a sua pessoa, visto nem fazer ideia de quem é. Apenas a acho descabida. Pois sem parecer conhecer-me faz afirmações e especula sobre a minha pessoa.
Tal como não conheço, nem pretendo conhecer a historia de clubes como o Moreirense, não pretendo cultivar-me minimamente sobre o sporting. Apenas vejo com alguma pena, um clube com a tradição do sporting (em geral, tradicionalmente triste, ridiculo e perdedor) a afundar-se em constantes actos de má gestão. E não só a nivel futebolistico. Podem ter ganho 150 trofeus no ano passado, mas isso não faz, num clube como o sporting, um ano de sucesso desportivo. Basta que 100 deles tenham sido no berlinde e na petanca para que a sua afirmação seja quase ridicula. Olho para as diferentes modalidades, principalmente aquelas com mais expressão e raramente encontro o sporting. Basket, Voley, Hoquei (onde até tinham tradição) por exemplo. E até no Atletismo, onde são clube de referencia, começam a perder fulgor, comparando por exemplo com o projecto Olimpico do SLB. Talvez seja apenas uma má estrategia de marketing, mas é essa a imagem que me chega. Quantas vezes vejo atletas do seu clube, desta modalidade, a queixarem-se da falta de condições e apoios dados pelo clube.
E voltando aos titulos ganhos o ano passado, aposto que tal como eu, o meu caro amigo trocaria esses 150 pelo titulo de Campeão Nacional de futebol ou até pela UEFA Futsal Cup. Não? Eu trocaria!
Não comecei a ver futebol este ano! Lembro-me de chorar a ver o Veloso a falhar o penalti, ou do golo do Rijkaard na final da taça dos campeões europeus. Fui do Benfica nessas derrotas! Lembro o golo do Isaias contra o Arsenal com saudade, ou o 4-4 com o Leverkusen. Lembro-me de perder 7-1 com a lagartada, ou do 3-6 em Alvalade. Ou de ver o Lisboa e o Jean-Jacques Conceição a brilhar na Europa do Basket. E tanto nas vitorias como nas derrotas, fui e sou Benfiquista.
O Benfica fez a sua travessia no deserto, é certo. Caiu, levantou-se e encontra-se neste momento com grande vitalidade. Mas levantou-se em grande parte devido a um enorme capital que possui. Os Adeptos! Os Benfiquistas! Será que o seu clube terá esse mesmo capital?
Para acabar, digo-lhe que como adepto de futebol, não deve ser facil olhar para o nosso clube, e ver o que o senhor está a ver. E constatar, que quando se pensa que não se pode fazer pior, a administração do seu clube consegue encontrar uma maneira de piorar as coisas. Mas tem de ter mais fair-play! Já dizia o Sir Alex Fergusson, que o futebol alimenta-se de rivalidade. E sem estas pequenas provocações e picardias, que nos causam ora sorrisos, ora grandes azias, este desporto não teria metade da piada. Eu cá estarei, se um dia o Sporting se levantar e voltar a ganhar, para ouvir as suas provocações.

Ps. Agradeço o elogio quanto aos posts sobre outros assuntos. Quanto ao futebol, vou continuar a escrever a minha opinião, assumidamente tendenciosa, e sempre Benfiquista.

3 comentários:

Anónimo disse...

parei de ler aqui

Confesso-lhe que não sou anti-clube nenhum. Sou apenas um amante do desporto...Tal como não conheço, nem pretendo conhecer a historia de clubes como o Moreirense, não pretendo cultivar-me minimamente sobre o sporting.

Susana disse...

Sou do Sporting mas confesso ke adorei o ke acabei de ler Sam !!

Sam disse...

Se parou de ler ai, foi pena! Pois acabou por não entender tudo o que lhe quis dizer!