origem

terça-feira, 29 de junho de 2010

Boa explicação

Para quem ouve no telejornal falar da crise europeia, mundial, da crise da Grecia, da nossa crise (partindo do principio que costumam ver o telejornal, e gostam de se manter minimamente informados). Para quem ouve falar de agencias de rating, mas não faz ideia do que são e o que fazem, aqui fica uma boa explicação:

"o que é uma agência de rating?
Todos os dias o André, filho dum merceeiro, rouba pastilhas elásticas ao pai para vender aos colegas na escola. O problema é que os colegas dele, cujos pais só lhes dão dinheiro para uma pastilha elástica por dia (até porque aquilo faz mal aos dentes), não resistem à oferta e começam a consumir em média dez pastilhas por dia, pagando uma e ficando a dever nove.
Um dia já todos devem o dinheiro de bastantes pastilhas ao André, por isso ele fala com o Caveiras, alcunha do matulão lá escola, um gajo com o dobro da idade porque já chumbou dez vezes na quarta classe, e nomeia-o a sua agência de rating. Basicamente, cada vez que uma criança qualquer quer ficar a dever mais uma chiclete ao André, é o Caveiras que dá ou não o aval para que tal aconteça, classificando a capacidade de cada um dos putos em pagar a sua dívida com A+, A, A-, B e por aí adiante.
A Anita já está com uma dívida enorme e um peso na consciência ainda maior, por isso acaba por confessar aos pais que tem consumido mais pastilhas do que devia. Os pais estabelecem então um plano de ajuda à Anita para que ela possa pagar a sua dívida, aumentando-lhe a semanada mas obrigando-a a prometer que não gasta dinheiro em mais nada enquanto não pagar a dívida toda. O Caveiras, quando descobre isto, desce imediatamente o rating da Anita junto do André que, por sua vez, passa a vender cada chiclete à Anita pelo dobro do preço. A Anita prolonga o pagamento da sua dívida e o André divide o lucro daí obtido com o Caveiras que, como é o mais forte, é respeitado por todos."
Texto aqui

2 comentários:

Banna disse...

Ou seja, samixa, passas a ser o Caveiras e eu sou o André...
Quem quer pastilhas elásticas? Se quiserem pastilhas das outras, o sam também dá!!!
:D

Senator Buscetta disse...

LOL

Muito bom este texto! xD

E Banna, o André sou eu! xD