origem

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A praia

Ahhh a praia! É verdade, estão novamente a chegar uns diazinhos de férias. E com eles está também a chegar a maldição que me tem perseguido este ano. Sempre que meto férias, o bom tempo também mete férias. Pelo menos é o que diz o mau amigo Windguru que não augura nada de bom para a proxima semana. Mas não me interessa, rato de praia que é rato de praia, vai mesmo que chova torrencialmente. E vai ser o meu caso!
Não é por saudades que lá vou, que felizmente morar nesta zona permite-nos ir dar um mergulho assim que o sol aparece entre as nuvens. É mesmo por vicio, por ratice! É mais forte que nós. Certo?
Quem é como nós não passa bem sem a tal areia na virilha, ou sem presenciar os tipicos tugas em ambiente balnear. Sim, há verdadeiros clássicos dos areais que nunca se vão perder. As futeboladas entre amigos (de que tanto gosto, sim também sou tuga) com remates à Cardozo contra as velhotas das sombrinhas mais proximas. Os casais a jogar as "raquetes". Os cães a fazer xixi nas toalhas dos vizinhos. As excursões de idosos do interior do pais, carregados de bucha. Mas não de qualquer bucha, que o ar da praia deixa-nos maçados e precisamos de sustento. Levam-se então uns bons pães de kilo, umas panelas de feijoada ou cabidela, jaquinzinhos fritos com arroz de tomate e uma ou duas melancias. Tudo bem regado com um garrafão de tinto pois claro. Sim, que o pessoal não pode passar fome.
E há o amor de verão! Ahhh o amor! Ainda ontem presenciei uma cena, daquelas que podia ter sido uma linda historia de amor. Não fosse ele ter um grave problema com os dentes, ou com a falta deles, uma barbinha desenhada à papichulo, estar com um decente fio de ouro entre a pilosidade peitoral e ostentar orgulhosamente uns falsos Arnette brancos, que tanto estilo conferem. O facto dele e dos amigos passarem toda a tarde a beber Sagres de litro também não deve ter ajudado! Mas a abordagem foi linda. Depois de ter procurado varios angulos para poder visualizar o corpo da rapariga e deste lhe ter agradado, decidiu atacar. Abordou-a com alguns toques no ombro, que ela dormia na toalha, que acompanhou com dois charmosos YO YO. Quando ela acordou, ofereceu-lhe um pacote de bolachas já aberto e meio pacote de chocolate do Lidl. Mas o coração dela não cedeu e o que poderia ter sido uma linda historia de amor, ficou por ali! Ainda bem... para ela! Mais um classico do amor balnear em Portugal.
Outro classico das nossas praias, são os cuidados a ter. Hoje em dia há que ter muito cuidado com tudo, com o sol, com a gatunagem, e até com os fungos da areia. Sendo a dos fungos nova para mim, as outras são faceis de resolver. Aqui fica a dica tuga para quem leva coisas de valor para a praia. Se por acaso quiserem ir dar uma volta à beira mar, mas tiverem objectos de valor nos sacos. Nada mais simples, tapem os sacos com as toalhas! Assim ficaram seguros, e ninguem os roubão. Tactica usada em Portugal há seculos, resulta sempre! Realmente se eu fosse um meliante, e andasse pela praia à procura de material para o meu oficio, nunca ia desconfiar que debaixo das toalinhas, estivessem uns telemoveis e maquinas fotográficas. E mesmo que imaginasse, não ousaria tentar violar esse autentico cofre forte.
Quanto ao sol é simples, só temos que evitar a "hora do calor". Uuuu a hora do calor! Essa verdadeira instituição que se formou em Portugal. Quase tão conhecida como o lusco-fusco, aquelas horas assassinas entre as 11:30 e as 16:00, em que as praias em Portugal ficam desertas! Ou melhor, que deveriam ficar desertas! Sim porque o tuga embora saiba dos perigos do sol nesse periodo, esta-se completamente a cagar! E se é a essa hora é que queima mais, toca a torrar que quero voltar para o emprego com um bom bronze! E o melanoma é coisa que mal se nota!
Bem, deixem-se de perder tempo a ler blogues, e vão para a praia. Como diz o outro: Bons mergulhos no azul!

2 comentários:

cláudia disse...

lolada! está giro....e a toalha até agora tem-se revelado de facto um cofre forte!

beijinhos

Senator Buscetta disse...

LOL. Bem sacado! Que comecem as hostilidades!