origem

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

William Kamkwamba

Vi hoje no Daily Show uma entrevista fantastica a uma pessoa que me pareceu também ela fantastica. Vou deixar-vos dois videos, um da entrevista, outro de uma palestra deste jovem.

"William Kamkwamba nasceu em uma família de camponeses na vila de Kasungu, no Malaui. Apesar de sempre ter vivido na pobreza, a situação se complicou em 2001, quando uma seca assolou a região e causou grandes transtornos para toda a comunidade. Muitos morreram de fome e William e sua família passaram a se alimentar apenas uma vez ao dia.
Mesmo com as dificuldades, o jovem, de então 14 anos, continuou a frequentar a escola. "Eu estava determinado a fazer qualquer coisa para poder aprender. Então, eu fui para a biblioteca e li livros de ciências, em particular de física", conta. Mesmo a falta de conhecimento no inglês não impediu o garoto de interpretar figurar e diagramas para aprender as palavras que estavam nos livros.
Até que um deles, que explicava como um moinho de vento poderia bombear água e gerar eletricidade, mudou o destino de William. "Bombear água significava irrigação. Uma defesa contra a fome, pela qual nós estávamos passando naquela época." Então ele decidiu construir um moinho sozinho.
Com a teoria na cabeça, o jovem inventor partiu para a prática e na ausência das matérias-primas essenciais, ele recorreu a um ferro-velho e juntou tudo o que lhe parecia útil. Quadro de bicicleta, roldana, tubo plástico, ventilador de trator, amortecedor e outras peças enferrujadas bastaram para construir um moinho capaz de gerar 12 watts de eletricidade - suficiente para ligar quatro lâmpadas e dois rádios em sua casa. Depois, William partiu em outra missão: construir um moinho capaz de gerar no mínimo 20 watts, o suficiente para bombear água e irrigar toda a vila."

The Daily Show With Jon StewartMon - Thurs 11p / 10c
William Kamkwamba
www.thedailyshow.com
Daily Show
Full Episodes
Political HumorHealth Care Crisis




Não moramos num pais tão carenciado, mas acho que temos igualmente de agir, e lutar por aquilo que queremos e acreditamos.

3 comentários:

RT disse...

Inspirador :)

Anónimo disse...

Fantastico, excape

Banna disse...

Grande tema, grande video, grande homem... Sem duvida, uma grande fonte de inspiração para a vida.