origem

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Continuo...

... sem entender o desinteresse das pessoas. Ok, tou a tornar-me repetitivo com isto, mas faz-me realmente muita confusão.
Já aqui falei na abstenção, e essa ainda é mais grave que este tipo de desinteresse.
Estive presente nos 3 debates que foram feitos até agora para as autarquicas aqui em Odemira. Dois para as Juntas aqui da vila, e ontem para Assembleia. O publico era reduzidissimo. Principalmente ontem. Coisa que a mim me faz muita confusão.
Todas as listas se queixavam da falta de publico presente, e ainda mais da falta de publico nas assebleias realizadas ao longo do ano.
As pessoas apenas dão importancia ao que lhes está directamente ligado no imediato. Apenas dão valor aos problemas que estão à frente da sua porta. Os problemas da porta do vizinho já não lhes dizem respeito, quanto mais os problemas de uma vila, concelho ou pais (ignorando portanto, que esses também são afinal os seus proprios problemas).
Na maioria dos casos as pessoas não sabem as reais funções de uma Assembleia Municipal, e isso serve de desculpa para o desinteresse neste debate, ou para a falta de afluencia as assembleias. Isso é um dos pontos onde a futura assembleia eleita terá de agir. Ilucidar o povo das suas funções, mostrando assim que é importante a presença das pessoas nas assembleias. Ou como disse um amigo nosso, talvez um porco assado consiga ser apelativo o suficiente para garantir publico.
Cada lista apresenta pelo menos 21 candidatos. Estavam 4 listas no debate. E estavam cerca de 40 a 50 pessoas a assistir ao debate. Se eu não compreendo a falta de interesse das populações nas politicas nacionais, e locais, muito menos consigo compreender que as proprias pessoas que integram as listas faltem aos debates. Tendo em conta que alguns partidos apresentam mais do que os 21 candidatos obrigatorios, as contas sao faceis de fazer. E estamos numa vila pequena, as pessoas conhecem-se. E choca-me ver que pessoas potencialmente elegiveis, como os nº3, 4 e 5 das listas nem sequer se deem ao trabalho de conhecer os programas das listas candidatas.
Se não estão interessados nas politicas locais, porque aceitam integrar as listas? Essas pessoas não merecem o voto do povo!
Mas também é justo referir, como ouvi alguem dizer, que alguns partidos não podem acusar as pessoas de falta de interesse, e de não darem importancia à assembleia, quando eles proprios não se dignaram a apresentar um programa eleitoral.
Hoje é o debate final, eu vou lá estar, como tive nos outros todos. Estou curioso para ver a afluencia.

3 comentários:

Pi disse...

Isso é em Odemira e nas outras todas. Também faço parte de uma das listas candidatas à assembleia de freguesia, e já constatei que metade deles (maioritáriamente jovens) não lá põe os pés, nem sequer para a festa, com comida e bebida à borla. Sempre ouvi dizer que quem não serve para comer também não serve para trabalhar.
Constato ainda que metade desta gente nem se interessa pelas por se inteirar das propostas dos vários candidatos. Uns votam na cara, outros no partido, outros votam PSD porque votar nos Comunistas é que não. Ah, e votar Bloco de Esquerda é que é cool, porque eles prometem fazer cá concertos todos os meses, e o resto logo se verá. Ainda houve uma senhora que me disse: "Não preciso do vosso papel que o meu filho está na lista independente e eu vou votar neles". F..DASSE. Odeio gente que pura e simplesmente não se interessa por se manter informada. Ainda por cima um interesse maior, a sua autarquia. Juro, deu-me vontade de espancar a mulher, mas num segundo pensei que toda aquela ignorância só mereceria o meu desprezo. O meu 'colega' ainda lhe lançou um apelo à falta de informação, blablabla.... E depois há aqueles que dizem que "são todos iguais", e então ficam refastelados no sofá.

Estas coisas dão me nervos.

Senator Buscetta disse...

Que tal de debate Sam?

Sam disse...

O debate de ontem (quinta) foi bom. Foi calmo, bem disputado, sem qualquer tipo de "peixeirada" como deve ser. Os candidatos tiveram bem, e o publico acorreu em massa. Foi bom ver o cinema cheio ao ponto de haver pessoas de pe a ouvir os candidatos durante quase 3 horas.