origem

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Comentario

Bem, impõe-se um comentario dos ultimos acontecimentos.
O acontecimento da semana passada, que não teve direito a post foi a eleição de Obama para Premio Nobel da Paz. Claro que isto é apenas uma humilde opiniãozeca de um gajo que tem um blogue, mas tal como todas as opiniões, vale o que vale.
Achei um pouco prematura a atribuição deste premio. Ok, entendo a opinião de quem diz que esta atribuição foi uma maneira de responsabilizar e condicionar as politicas do governo americano nos proximos tempos. Talvez seja uma maneira de pressionar a acção deste governo na futura cimeira de Copenhaga, na Dinamarca, que irá substituir o Tratado de Quioto. Ou nas politicas belicistas de paz por esse mundo fora. Entendo também que este premio tenha sido atribuido como uma maneira de "festejar" a melhor notícia que o mundo escutou nos últimos anos. O fim do Bushismo.
Talvez o comité do Nobel esteja a avaliar com um rigôr e uma perspectiva que eu não conheço, o papel de Obama, mas quer-me parecer que a notícia desta atribuição é, ainda apesar de tudo, manifestamente exagerada. O homem ainda tem mais uns anos de mandato pela frente, vai ter muito tempo para lhe serem dados os louros do que vier a fazer. O que é certo é que é injusto para quem leva uma vida a trabalhar por causas nobres, que uma pessoa que pouco fez ainda pela paz mundial passe a frente apenas porque pode vir a fazer.
Eu costumo ser do contra, mas desta vez concordo com a maioria. A atribuição do premio, foi prematura, e exageradamente politizada.
Continuando em politica, as autarquicas.
A abstenção nacional de 41% já não é surpresa. Já não choca ninguem. O que me chocou foi a eleição de Valentim e de Isaltino. Ok, a Fatinha perdeu em Felgueiras e o Avelino Ferreira Torres também ficou pelo caminho. O Marco Caneira perdeu a eleição para a junta a que era candidato (nem na politica consegue ganhar). Macario Correia depois de Tavira ganhou em Faro, os seus proximos passos serão com certeza, Portimão, Lagos para chegar finalmente ao seu objectivo, Vila do Bispo.
A nivel local, 34% de abstenção. O PS ganhou a Camara com maioria absoluta. Surpresas na Zambujeira com a vitoria da CDU, e principalmente em S.Luis com a CDU a perder uma freguesia historica.
Os comentarios ficam ao vosso criterio.

10 comentários:

Banna disse...

Bem acerca da politica local, não me vou pronunciar.
Acerca dos corruptos que ganharam... os portugueses (ou alguns portugueses, são mesmo otários)...
Acerca do Nobel da Paz... Pouco ou nada à a dizer, embora todas essas suposições, que pode, ou que vai, ou que o raio que o parta, ainda nada fez... ou queriam dar um dinheirito ao homem e não sabiam como... ou o nobel começa a ficar sériamente viciado.
Porque se assim fosse, então podiam-me já atribuir um nobel a mim, porque ainda vou arranjar uma maneira de por o cardeira a trabalhar... :D

lool

cumps.

Sam disse...

banna, n es tu q defende q n faz mal ser corrupto, desde que n se prove nada?

Catarina disse...

quanto ao nobel, apesar de não concordar totalmente com a atribuição do prémio, percebo porque lhe foi atribuído. o prémio não é só uma forma de homeagear o trabalho que foi feito, mas é também uma forma de incentivar e chamar a atenção para o que obama tem começado a fazer. é verdade que ele ainda não tem muito para mostrar, mas a nível político faz todo o sentido, é uma forma de 'pressionar' os EUA a tomarem outro rumo.
Quanto às eleições, concordo, e acho até que um político com problemas na justiça não deveria poder sequer candidatar-se, por uma questão de princípio. mas não acho que quem tenha votado no Isaltino, por exemplo, tenha feito mal. se eu vivesse em Oeiras teria feito o mesmo. a verdade é que ele fez muito por aquela terra, fez muito por aquelas pessoas, tudo o que Oeiras é hoje, tudo o que evoluiu deve-se a ele.e é so isso que interessa a quem lá vive! achas que se fosse para lá outro qualquer também não iria por algum € ao bolso? eu não sou ingénua ao ponto de pensar que nao. :P ao menos que esteja lá algum que mostre trabalho. corruptos são todos. acho mais grave a quantidade absurda de pessoas que passam a vida a criticar mas na hora da verdade não votam.

Jojo Of The Jungle disse...

bem...primeiro, vou começar por dar os bons dias ao pessoal!!! Como estais?

Alvitrando sobre os Isaltinos deste país...sem comentários...e dizerem-me que ainda bem que as pessoas votam neles, porque para além de tudo o mais eles fizeram muito pela terra, eu contra-argumento com: e se houvesse a oportunidade de haver outra pessoa no comando dos destinos desses concelhos ou freguesias, não teria feito também o mesmo excelente trabalho? ... ou por outras palavras, não era obrigação desses Isaltinos fazer o trabalho que fez? Ou só se devem condenar, e não votar, os Isaltinos que, além de meterem ao bolso o dinheiro dos munícipes, não apresentem obra durante os seus mandatos?

...

Concordo com as opiniões sobre as abstenções...é vergonhoso, incoerente, etc etc etc...como é possível haver uma grande fatia da população votante que simplesmente se marimba para isto das eleições, sejam elas quais foram, pois todas têm crucial importância? A esses sim, condeno igualmente, e muito...

Quanto a Odemira, sou um antigo habitante, com algum conhecimento passado da terra, e pouco ou nada sei sobre a actualidade...mas não me coíbo de lamentar a derrota da CDU...é a minha opinião, que generalizo para todo o país, em particular no nosso Alentejo...é hora do PCP por a mão na consciência...e estou em crer que será o que vai acontecer, enquanto o Jerónimo de Sousa estiver à frente.

Aproveito o espaço para parabenizar a vila de Castro Verde (também minha, onde vivi 17 anos da minha vida, e onde conheço um pouco mais do passado e do presente). A CDU ganhou as eleições, com maioria absoluta, sem dúvida alguma, mas quem está de parabéns é mesmo toda a população e todo o concelho de Castro Verde...Atenção, pois vai dar que falar este concelho, e sempre pelos melhores motivos...franco crescimento e muita iniciativa, sustentada...enfim, é um caso a ter em conta!!!

Finalizando, um grande abraço e beijinhos aos meus bro's e sista's do chaparro e não só...quando nasce o rebento?

Jojo Of The Jungle disse...

peço desculpa...falta o Nobel da Paz...vou tentar escrever aquilo que me passou pela cabeça quando soube...

"...Hum...Fod...querem lá ver que o Sr. Alfred Nobel também já dá voltas no túmulo à conta de tamanha falta de vergonha? Até os prémios com o seu nome já se sujeitam a desconfianças?"

É que a minha já a têm, depois desta entrega vergonhosa! E não consigo conceber o argumento de "é para pressionar o Barack, e os EUA, a fazerem mais pela paz no mundo...HAHAHAHA...deixem-me rir, para não desesperar de vez!!

OOOOOPPSSS...desta vez excedi-me, não?!...

;)

abraços!!

Sam disse...

tou de acordo c o jojo, em quase tudo o q disse.
quanto ao nobel, é obvio, voltas no tumulo para n dizer mortais encarpados. tal como disse, entendo os argumentos, mas n concordo c eles.
Quanto as eleiçoes, eskeci-me de dar os parabens ao vencedor de castro verde. pessoa que respeito muito, e a quem dou um grande valor. e que pelo q oiço os meus colegas dizer, deixou saudades na nossa secçao.
quanto a comentarios politicos nao os faço propositadamente.
Quanto ao isaltino ter feito um bom trabalho. comparo isso as pessoas ignorantes q continuam a votar no A.J.Jardim. ter feito um bom trabalho nao desculpa em nada a falta de escrupulos e de principios. este tipo de pessoas nem devia poder candidatar-se. Se os outros politicos sao corruptos, q sejam igualmente punidos. nao se pode desculpar o erro, porque outros tb erram.

Sam disse...

ps. o rebento ta quase ca fora. eu dps informo.

Patrícia Bejinha disse...

A situação Nobel para Obama, deu-me vontade de rir! Não é suposto ter de se penar e dar muitas provas em como somos bons naquilo que fazemos, persistentes e mais uma série de qualidades que faziam honrar a entrega de tal prémio? É que o homem está no poder há quê, um ano? E de boas intenções está o Mundo cheio... =X

VirgulaVoadora (aborreceu-me mudar o login)
Quanto às autárquicas... Fiquei felicissima com os resultados na minha autarquia, foram aquém do esperado. E olha que aqui houve muita azia depois das 8 da noite... quem ganha são as farmácias, que pelo menos até ao fim desta semana esgotam o stock de Rennie :P Em termos de números a nível nacional é que foi com desilusão que acompanhei os resultados.

Banna disse...

Sam adorei a tua maneira subtil de alterar as minhas palavras... ou não...

Voltando ao Nobel, é impensavel, o "barraca abana" receber o nobel, por se pensar que pode, ou pressionar ou vai fazer... E se ele amanha lhe dar uma coisinha má? ou se demitir? ou mudar as opinioes? ou outra coisa qq... fica o nobel, pelas pressoes, e pelo que poderia fazer, ou pelo que começou?
Não concordo, é o pior NOBEL de sempre...
Continuo a dizer, que devem me dar um nobel a mim, "o nobel do milagre" vou fazer o cardeira trabalhar...

Cumps

Anónimo disse...

Todas as Miss Universo e candidatas a esse titulo também desejam sempre a paz mundial, no entanto ninguém lhes atribui um Nobel pelas suas intenções.