origem

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Merecido, e esperado!

Primeiro de tudo, desculpem o tamanho do texto.


Sinceramente, torci pela nossa equipa! Mesmo sendo a minha opinião a que é, eu espero sempre que me obriguem a "meter a viola no saco". Mas infelizmente, sim, infelizmente, porque há mesmo situações onde eu não gosto de ter razão, tudo aquilo que venho criticando, aconteceu. Mais uma vez!

 "Nunca perdemos o controlo do jogo!" by Palo Bento na conferencia de imprensa pós jogo.

 É mais que merecido este resultado. E só para quem segue de longe este desporto, este desempenho no Mundial pode ser uma surpresa. Será mais que justa a eliminação da equipa de Paulo Bento (sim, porque a sua equipa, não é de todo, a selecção dos melhores jogadores portugueses neste momento) caso não aconteça o milagre. E vejamos porque: 

Primeiro a escolha deste grupo de jogadores. Se no momento da convocatória as criticas às escolhas pareciam mais que justificadas, agora depois do leite derramado, é mais que evidente que quem criticava tinha razão. E já nem falo na qualidade de cada atleta convocado  (embora a minha convocatória fosse totalmente da de PB, porque com a excepção de cerca de cinco jogadores acho este um grupo banal). Que ai, embora não concordando com a convocatória, dou o beneficio da duvida ao seleccionador. Falo da condição de cada jogador no momento. Aí a convocatória foi inadmissível. E acabámos por pagar isso bem caro.

Os anticorpos deste seleccionador à renovação, e à chamada injecção de sangue novo na equipa. Se é verdade que o campo de recrutamento é muito limitado e que as escolhas são poucas (algo que também é da responsabilidade da FPF), também é verdade que não há o mínimo interesse em faze-lo. Vejam-se os casos de W.Carvalho e de Rafa. Este ultimo que foi apenas passear ao Brasil.

Depois a gestão física deste grupo. Ruinoso o trabalho da equipa técnica no que diz respeito à condição física apresentada neste mundial. Ao que reuni, até ao momento foram dez as lesões musculares desde o inicio do estagio. Cinco delas no decorrer da competição com os resultados que se viram.

Para terminar, aquele que é para mim o pior dos problemas. A falta de qualidade deste treinador Português.
Parece-me que este não é um problema apenas da nossa selecção. Parece-me obvio que os bons treinadores não querem ser seleccionadores. E isso depois reflete-se assim. Na maior competição de futebol do mundo, onde estão os melhores atletas, não temos com  algumas excepções, treinadores à sua altura. O que é uma pena.
Paulo Bento, para quem Portugal hoje teve o jogo sempre controlado, é incapaz de ler o jogo, e agir para corrigir o que está mal. Já era assim no sporting, onde a sua reacção era sempre a mesma. A famosa e constantemente repetida puxada de Veloso para lateral esquerdo aos 60 minutos.
Eu não gosto do 1-4-3-3. Mas isso já é uma questão pessoal. Não creio que essa disposição seja o mais importante para o desfecho do jogo, mas sim, a posterior dinâmica dos esquemas.
Creio que com dois avançados poderíamos potenciar muito melhor as características dos nossos jogadores, e principalmente de Ronaldo.
Como  digo repetidamente o processo ofensivo não existe, e está assente principalmente na qualidade de Ronaldo. E nas jogadas de Nani, de quem não gosto, mas que nas suas jogadas individuais, sempre individuais, vai mexendo com o jogo. Decidindo quase sempre mal, mas vai mexendo, mal ou bem.
Os três médios são jogadores trabalhadores, ou eram trabalhadores, mas não conseguem acrescentar nada em termos criativos.
O processo defensivo, bem, o defensivo, é baseado em referencias individuais. Quase com uma marcação ao homem,  mesmo no meio campo. O que é incrível a este nível. É facilmente ultrapassado vista a debilidade física do meio campo, e as deficiências posicionais de todos os defesas.
Como podemos ter um sistema defensivo baseado na referencia individual, quando depois temos extremos que não acompanham o seu homem? Impossível não?
Hoje entrou W.Carvalho, jogador que ainda não consigo endeusar, devido à sua lentidão (defeito que consegue disfarçar com a sua colocação e devido a um enorme poder de decisão, quer a defender quer no passe) mas que mesmo assim está anos luz à frente de Veloso na sua posição. Este jogador resistiu a marcar, e preferiu ocupar espaços. As melhorias foram notórias. Mas mesmo assim não chegou para resolver o problema do buraco causado por Ronaldo na esquerda.
Era de esperar que um treinador soubesse dessa debilidade, visto conhecer  bem a atitude defensiva de CR7, e que isso estivesse acautelado com compensações. Mas parece que foi surpreendido... Demorou 36 minutos para ver o problema e a solução foi colocar la Meireles, que por essa altura ja não corria. Mas que mesmo assim jogou mais de 60 minutos creio. E Amorim no banco.
Para os comentadores do jogo, quem causou o buraco, foi A.Almeida que fechava demasiado por dentro. Claro, CR7 não tem defeitos.... E pelos vistos PB também não.

Bem tudo junto, visto que o post vai bem mais longo do que aquilo que gosto de fazer, creio ja serem razões mais que suficientes para não merecermos passar à próxima fase.

Que mesmo sem merecer... aconteça um milagre...

Como aqui não há likes, partilhe o post. Obrigado.

Sem comentários: