origem

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A letra G

Meses depois, regressa a nossa rubrica inspirada na Rua Sesamo.
Hoje temos a letra G, e ao falar em Rua Sesamo ainda pensei em dedicar este texto ao meu personagem preferido desta serie. O Gualter. Eu adorava o Gualter e as suas famosas cantigas. O "ginasticar" e "peludos e azuis" foram os seus maiores hits, mas o sketch do banho também nunca me vai sair da memoria, e ainda uso deixas desse sketch em alguns banhos da Inês. Perto do Gualter só mesmo o João Esquecido e o seu cavalo Crinas, ou a musica da vaca que tinha "orgulho, orgulho em ser uma vaca!". Mas o tema de hoje não é a Rua Sesamo, e nem sequer anda perto.
A letra G, de gaiato, de grande, de galifão, de gajo e de gaja. De garganta funda, profunda, ou inflamada. De gaivota, esse lindo fado. De gota, gás, golfe e ginastica. De gangrena, de guerra e dos seus guerreiros. De geada, de gelo, e de gelatina de morango. De gaita e de Gaitan, de girafa, de gato, de galo e galinha de molho no Barrigas de preferencia. De guarda redes, de golo e de goleador. E chegámos à palavra escolhida. Goleador.
Nunca tinha dedicado ainda um texto destes ao mundo do futebol, e embora esteja perto, ainda não é hoje que vou falar exactamente de futebol.
Posso falar-vos dos maiores ou melhores goleadores da historia como Papin, Van Basten, Eusébio, Rui Águas, Romário, Ronaldo, Gerd Müller, Klinsmann, Pelé, Di Stéfano ou até Mario Jardel.
Mas quando falo de goleador, a primeira coisa que me vem à memoria são os melhores tenis que alguma vez tive para jogar futsal! Os meus Sanjo Goleador! E este texto é uma homenagem a esses companheiros de viagem, que tantos golos falharam, tantas pazadas deram nas canelas de alguem, e tão mal tratados foram por estes pezinho de ouro que tenho na extremidade das pernas.
Ainda hoje os guardo, na bagageira do meu carro, todos colados e cosidos pelo dono para que pudessem continuar a desempenhar a sua função. E anos e anos depois, ainda resistem, como backup de outros sucessores de familias com brasões teoricamente mais importantes, como a Adidas, Nike, Umbro, ou Dal Ponte. A verdade, é que todos esses vão passando, não resistindo ao passar do tempo, e os meus goleador pressistem, sempre à espera de serem chamados à "quadra".
Obrigado companheiros! Aqui fica a minha homenagem!

2 comentários:

cláudia disse...

Nós somos peludos e azuis.....e cor de laranja! Esfrea, esfrega,esfrega.....

cláudia disse...

Nós somos peludos e azuis.....e cor de laranja! Esfrea, esfrega,esfrega.....