origem

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Lateral Esquerdo

"De Mourinho a Paulo Sérgio.

“Di Maria é especialmente forte jogando no lado direito, procurando combinar com o avançado central, fazendo uso do seu pé mais forte.” José Mourinho.
Quando um treinador começa a definir a dinâmica e os princípios do seu modelo de jogo, ofensivamente há que partir sempre da premissa de que o caminho correcto para chegar ao golo é o da baliza. Deve procurar-se sempre o caminho mais rápido. O corredor central é o caminho para lá se chegar. As variações até aos corredores laterais surgem somente em virtude do possível bom posicionamento do adversário conseguir tapar o caminho inicial.
Então, procura-se o corredor lateral, mas sempre com o intuito de voltar ao central. Esta ideia de jogo é a principal justificação para que treinadores como Mourinho, Louis Van Gaal e Guardiola procurem retirar mais rendimento dos seus extremos colocando-os nos corredores laterais contrários ao pé dominante (Robben, Messi e Di Maria na direita. Ronaldo, Pedro e Ribery na esquerda).
Procurar “ganhar” a linha de fundo em drible ou em velocidade, para servir os avançados para uma possível finalização. Crer que os avançados servem somente para esse tal momento de rematar à baliza, não os envolvendo nas combinações colectivas da equipa é hoje algo que não faz qualquer sentido. Mais do que finalizar, a forma como os avançados podem desposicionar as defesas adversárias é algo que deve ser explorado.
Quando o modelo de jogo de um treinador é incorrecto logo desde o primeiro princípio ofensivo (progressão), é impossível crer que as suas equipas possam ser bem sucedidas. "

Artigo Aqui

Bom artigo de opinião sobre tactica e estrategia no futebol. Concordo quase na totalidade com o que aqui é dito. E esta é uma das razões para que eu não goste de Oscar Cardozo, e para que eu ache que o problema no SLB não seja a tão aclamada por todos "falta de extremos".
O problema desta epoca, está e sempre esteve na falta de rotação no miolo. O tal jogador de transição de que tanto falo por aqui.
Quanto ao pé contrario, é verdade que muitos jogadores aumentam o seu rendimento jogando do "lado contrario", mas ao contrario do que é dito no artigo, Di Maria no Benfica sempre rendeu mais no lado esquerdo, e sempre que Quique apostou nele na direita, foi um fiasco.

Sem comentários: