origem

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ensitel

Bem, como as coisas estão arrisco-me a ser processado por escrever este texto. Mas tou-me nas tintas, e até que eles descubram quem é o Sam já eu fugi para a Samoa, para passar o resto dos meus dias a tatuar-me.
Resumidamente o que se passou foi o seguinte: Uma cliente das lojas Ensitel, adquiriu há cerca de dois anos um telemovel defeituoso e quis troca-lo, pois ao que entendi estava dentro do periodo de garantia. Entrou numa espiral de trocas e baldrocas, em que a Ensitel sempre se recusou a trocar-lhe o telemovel ou reembolsa-la. Entretanto foi contando no seu BLOGUE as peripecias, e acabou recentemente por ser processada pela marca por faze-lo.
Pode ler a noticia na sua totalidade AQUI.
Ao que sei ainda não foi condenada a nada, mas este caso está já a gerar uma onda de solidariedade pela blogosfera e pelo Facebook.
Engraçado o facto de no seu blogue, Maria João, mostrar-se um pouco surpreendida com toda a onda de solidariedade à sua volta, e parecer querer distanciar-se do caso. Mas o que é certo é que de dia para dia este caso tem crescido como uma bola de neve, aparecendo em muitos blogues, jornais e noticiarios. O Chaparro não poderia ficar de fora, e vem com este post adicionar mais um floco à já gigante bola de neve.
Como é obvio e com o aparecimento das redes sociais e da blogosfera todos estes pequenos casos tornam-se gigantes. E a verdade é que ao olharmos para o caso, o valor não justifica toda este reboliço, era apenas um telemovel. Mas ao pensarmos bem, é bem mais que um telemovel, trata-se de liberdade de expressão, e ao engulirmos estes pequenos sapos, estariamos a abrir precedentes para que sapos maiores fossem aparecendo na nossa vida, ou até alguns lagartos, e quiçá dinaussauros.
Deixa então de interessar a dimensão e os valores envolvidos, mas sim a natureza das atitudes.
Como sou contra a atitude da Ensitel, e como acho que os portugueses enquanto consumidores são muito brandos na defesa dos seus direitos. Aqui fica este post para tentar mudar as mentalidade e as atitudes enquanto consumidores, pelo menos de quem nos lê. Quando não estamos satisfeitos devemos pedir o livro de reclamações. Temos esse direito. Usem-no! Será também uma maneira de fazer melhor todos os serviçoes que nos são disponibilizados.
Para já, eu que nunca comprei na Ensitel, sei que estou a pensar nunca o fazer.

Mais links sobre este caso:

Aqui e Aqui

Facebook da Ensitel Aqui (tem sido inundado por reclamações)

Sem comentários: