origem

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O ALENTEJANO que foi admitido pela CIA

A CIA resolveu recrutar um atirador.
Após uma série de selecções, entrevistas e testes, escolheram três candidatos:
Um francês, um inglês e um alentejano.

Para a prova final, os agentes da CIA colocaram os candidatos diante de uma porta metálica e entregaram-lhes uma pistola.

-Queremos ter a certeza de que seguem as instruções, quaisquer que sejam as circunstâncias.

Dizem então ao francês:
- Por detrás desta porta você vai encontrar a sua mulher sentada numa cadeira. Terá que a matar!
- Estão a falar a sério?

Eu jamais mataria a minha mulher!
- Então você não serve, responde o agente.

Ao inglês deram as mesmas instruções.
Pegou na arma e entrou na sala.

Durante 5 minutos, tudo muito calmo.

Depois regressou com as lágrimas nos olhos.
- Tentei, mas não posso matar a minha mulher.
- Você também não está preparado para trabalhar nesta agência.

Pegue na sua mulher e vá-se embora.

Chegou enfim a vez do alentejano!

Deram-lhe as mesmas instruções, indicando-lhe que teria de matar a sua mulher. Ouviram-se tiros, um estrondo e depois outro... A seguir ouvem-se gritos, barulhos de móveis partir, etc...

Após alguns minutos fica tudo muito calmo...


A porta abre-se lentamente e o alentejano sai, limpa o suor e diz:

- Vocês bem me podiam ter dito que os tiros eram de pólvora seca! Tive que a matar com a cadeira...

Eu amo você!

William Kamkwamba

Vi hoje no Daily Show uma entrevista fantastica a uma pessoa que me pareceu também ela fantastica. Vou deixar-vos dois videos, um da entrevista, outro de uma palestra deste jovem.

"William Kamkwamba nasceu em uma família de camponeses na vila de Kasungu, no Malaui. Apesar de sempre ter vivido na pobreza, a situação se complicou em 2001, quando uma seca assolou a região e causou grandes transtornos para toda a comunidade. Muitos morreram de fome e William e sua família passaram a se alimentar apenas uma vez ao dia.
Mesmo com as dificuldades, o jovem, de então 14 anos, continuou a frequentar a escola. "Eu estava determinado a fazer qualquer coisa para poder aprender. Então, eu fui para a biblioteca e li livros de ciências, em particular de física", conta. Mesmo a falta de conhecimento no inglês não impediu o garoto de interpretar figurar e diagramas para aprender as palavras que estavam nos livros.
Até que um deles, que explicava como um moinho de vento poderia bombear água e gerar eletricidade, mudou o destino de William. "Bombear água significava irrigação. Uma defesa contra a fome, pela qual nós estávamos passando naquela época." Então ele decidiu construir um moinho sozinho.
Com a teoria na cabeça, o jovem inventor partiu para a prática e na ausência das matérias-primas essenciais, ele recorreu a um ferro-velho e juntou tudo o que lhe parecia útil. Quadro de bicicleta, roldana, tubo plástico, ventilador de trator, amortecedor e outras peças enferrujadas bastaram para construir um moinho capaz de gerar 12 watts de eletricidade - suficiente para ligar quatro lâmpadas e dois rádios em sua casa. Depois, William partiu em outra missão: construir um moinho capaz de gerar no mínimo 20 watts, o suficiente para bombear água e irrigar toda a vila."

The Daily Show With Jon StewartMon - Thurs 11p / 10c
William Kamkwamba
www.thedailyshow.com
Daily Show
Full Episodes
Political HumorHealth Care Crisis




Não moramos num pais tão carenciado, mas acho que temos igualmente de agir, e lutar por aquilo que queremos e acreditamos.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

U2

"The world's greatest band on the world's largest stage - U2 on YouTube. Watch the rebroadcast of the full live streaming performance from the Rose Bowl. Recorded on Sunday, October 25th."



No proximo Outubro lá estaremos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

China

Aqui fica o golo do nosso amigo China nesta jornada. Com direito a cambalhota! China, és grande!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cinco a zero

De manha é que se começa o dia, e acabei de ler um artigo no Telegraph sobre o jogo do Benfica ontem. E enche o ego futebolistico a qualquer adepto ver um jornal Ingles a falar assim do nosso clube depois de uma equipa inglesa ter levado o saco cheio com cinco batatinhas para casa. Frases como "Benfica at least had the decency to turn off the turbo", ou "Most had moved on to Lisbon’s bars in the shadow of Christ the Redeemer, to plead for mercy". Quem quiser ler o artigo completo, pode faze-lo aqui.
O Jorge Jesus está a levar este Benfica por caminhos perigosos. Acho que tudo o que for menos de 5 golos por jogo, começa a saber a pouco. Acho que uma miseravel vitoria por 3-0 já não será suficiente para nos saciar a sede de golos.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Isto é ser Benfiquista

Inimigo Publico

"Jorge Jesus será o primeiro prioritário a receber a vacina contra a Gripe A
21 21e Outubro Por Mário Botequilha


Numa altura em que empresas e organismos do Estado fazem listas de pessoal indispensável por causa da pandemia, há um acordo unânime nos órgãos de soberania de que deve ser Jorge Jesus o primeiro português a receber a vacina contra a Gripe H1N1.
Segundo o que ficou acordado entre Governo, Presidência da República e UE, o treinador do Benfica é responsável pela auto-estima e saúde mental de seis milhões de portugueses e é imprescindível para que mais de metade da população continue feliz e contente, a melhor forma de reforçar o sistema imunológico.A alternativa, caso Jesus caia à cama, é o caos social, a depressão colectiva, Aimar aparecer a jogar a defesa-esquerdo e o Benfica em quinto lugar, seguido de um novo livro de Carolina Salgado nos escaparates."

Em Inimigo Publico

Mario David

Fala-se muito do Saramago, e das suas mais recentes declarações. Mas a meu ver, mais graves foram as declarações deste "artista" sobre Saramago.
Mas em certo ponto concordo com ele. E que tal expulsar de Portugal toda a gente que não pensa como eu?

Como vi uma vez escrito em qualquer lado "Se todos pensassem como eu, o mundo seria bem melhor. Pelo menos para mim!". Bah

Aqui ficam as declarações do site do tal "artista".

Ps. Por outro lado ainda bem que se dá importancia às opiniões de quem realmente merece atenção. E não a quem não tem notoriedade, nunca teve e nunca irá ter. Mas que procura aqui desesperadamente os seus 15 minutos de gloria.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Depois do...

...menino da lagrima, vem o post do dia. Vamos lá ver se não é unico post que escrevo esta semana. Como se tem notado pelos ultimos posts, a criatividade anda em baixa. Reflexo disso foi aquele fantastico post com frases de crianças. De um interesse enorme.
Lembrei-me de escrever sobre uns temas, mas nenhum deles tinha sumo suficiente para que pudesse escrever um texto sobre eles. Então escrevi este post, um mix de varios assuntos.
Vou começar pela coisa que mais me irrita no momento. Não, não é a Maite nem o seu video. Falo mesmo dos novos anuncios do Pingo Doce. Aquela musica irritante, que entra pela nossa casa a dentro, e nos persegue até ao fim. Com a vocalista a atingir alguns tons que acho que apenas os cães conseguem ouvir. Para não falar na letra... Meus amigos do Pingo Doce, alguns apontamentos. Parabéns por conseguirem rimar fresquinho com carinho. Imagino as horas e horas de brainstorm para encaixar essa rima. Em Odemira não existe pingo doce, ir lá constantemente de Janeiro a Janeiro, ia custar-me uma fortuna, mesmo que voces digam "Aqui o preço é baixo o ano todo, a loja inteira. Além da qualidade a poupança é verdadeira.", eu não acredito. Não iria poupar nada ao deslocar-me lá. Então aqui a questão é: Porque é que eu não posso ser poupado a esse 1 minuto e 33 segundos infernais que passam constatemente na radio e tv? Mas não contentes com isso ainda conseguem ir mais longe, e descer mais um degrau. Conseguiram desenrascar um gordo de caracois, a falar de uma medida que mede a qualidade da fruta. E a fazer um "hummm" com uma cara que apetece dar bofetadões. Que saudades que tenho das publicidades do Pingo Doce a mostrarem receitas com os ingredientes da promoção da semana. Com o azeite a cair em camara lenta. Isso sim...
Outro assunto que pensei em postar, foi a celeuma causada pelas declarações de José Saramago, que entre outras coisas diz frases como "Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!" ou "a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana". Pois como se previa estas palavras causaram um enorme alarido, e toda a gente as comenta. Desde a igreja, ao mais fanatico religioso, ao ateu que até concorda com o que Saramago diz. Já disse aqui que não sou releigioso. E acho que as palavras de Saramago foram sabias. Não pelo seu conteudo (não o vou comentar), mas pela sua finalidade. Grande jogada de marketing do nosso Nobel. Colocou meio mundo a falar dele na altura do lançamento do seu mais recente livro "Caim".
O terceiro tema, é a renuncia de Deus Pinheiro ao cargo de deputado, meia hora depois de tomar posse. Vergonhoso no minimo. E um desrespeito para quem nele votou. Deviam haver consequencias deste actos, para que o voto dos eleitores não tenha sido o que foi afinal, voto em branco. Mas não há!
Segue-se o playoff para o Mundial. Calhou um Luso-Brasil vs Bosnia. A minha opinião é simples, se não ganharmos aos Bosnios, é porque não merecemos ir a este mundial. Preocupa-me mais o futuro do futebol nacional e da nossa selecção, do que a participação neste Mundial. Scolari conseguiu arruinar toda a estrutura de futebol de formação da federação, e começamos agora a colher os frutos. A selecção vai dia apos dia perder qualidade, visto que na arvore já não crescem frutos de qualidade.
Para acabar, os U2. Pois a promoção da comunicação social resulta nesta filas enormes e noites sem dormir. Parece que há hipotese para quem não conseguiu bilhete. Vão ter uma segunda oportunidade, visto que vai ser marcada mais uma data. Eu tou descansado, os meus dois bilhetes já cá cantam. Mais uma vez OBRIGADO mano!

São lagrimas...


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mail recebido

Bem, recebi este mail e achei piada. E como o blogue anda com falta de posts, aqui fica este post com frases ditas por miudos cheios de razão.

"Se gostavas de ter um cão, começa por pedir um cavalo." Luis - 13 anos
"Nunca te metas com uma miúda que já te bateu uma vez" Pedro - 9 anos
"Se a tua mãe esteve a discutir com o teu pai, não a deixes pentear-te." Sara - 12 anos
"Se quiseres dar banho a um gato, prepara-te para tomares um também." João - 10 anos
"Nunca se deve confiar num cão para guardar a nossa comida." Gonçalo - 11 anos
"Nunca entre numa corrida com os atacadores desapertados." André -12 anos
"Quantos mais erros faço mais esperta fico." Inês - 8 anos
"As raparigas devem ficar solteiras. Os rapazes devem casar-se para terem alguém que lhes limpe a roupa e lhes faça a comida." Catarina - 9 anos
"Não tem a ver com sermos bonitos ou não. Eu sou bonito e ainda não encontrei ninguém para casar comigo." Ricardo - 7 anos
"Sou a favor do amor, desde que ele não aconteça quando estão a dar desenhos animados." Ana - 6 anos

Tacticas de engate:

"Diz a toda a gente o quanto gostas dela. E não te importes se os pais dela estiverem ao pé." Manuel - 8 anos
"Levá-la a comer batatas fritas, costuma funcionar." Bernardo - 9 anos
"Eu gosto de hamburgueres e também gosto de ti." Luis - 6 anos

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O video de que se fala.

Bem aqui está o video que toda a gente fala. Radios, televisões, redes sociais, blogues. Para os mais distraidos aqui vos deixo o dito cujo. Deixem os vossos comentarios.
O video é uma pequena reportagem da actriz brasileira Maite Proença em Sintra e Lisboa. Reportagem essa toda feita em tom de gozo, em que tenta fazer humor sobre a burrice dos Portugueses. Chegando a fazer graves ofensas ao nosso país. Tal como brincar com os tumulos de Camões e Vasco da Gama. Ou até cuspindo numa fonte dos Jeronimos. A actriz esquece-se que fazer humor não é fazer telenovelas, e que é preciso ser inteligente para fazer humor, a não ser que estejamos a falar dos Malucos do Riso ou do Tele-Rural. E como inteligencia é coisa que não parece abundar na cabeça loira da actriz ela chega a dizer barbaridades como chamar mar ao rio tejo, ou dizer que os pasteis de belem se fazem em Sintra. A actriz parece durante toda a reportagem estar sob o efeito de drogas ou qualquer coisa do genero e ao que parece pelos comentarios aos videos, não devo andar muito longe da verdade.
Aqui fica:

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Comentario

Bem, impõe-se um comentario dos ultimos acontecimentos.
O acontecimento da semana passada, que não teve direito a post foi a eleição de Obama para Premio Nobel da Paz. Claro que isto é apenas uma humilde opiniãozeca de um gajo que tem um blogue, mas tal como todas as opiniões, vale o que vale.
Achei um pouco prematura a atribuição deste premio. Ok, entendo a opinião de quem diz que esta atribuição foi uma maneira de responsabilizar e condicionar as politicas do governo americano nos proximos tempos. Talvez seja uma maneira de pressionar a acção deste governo na futura cimeira de Copenhaga, na Dinamarca, que irá substituir o Tratado de Quioto. Ou nas politicas belicistas de paz por esse mundo fora. Entendo também que este premio tenha sido atribuido como uma maneira de "festejar" a melhor notícia que o mundo escutou nos últimos anos. O fim do Bushismo.
Talvez o comité do Nobel esteja a avaliar com um rigôr e uma perspectiva que eu não conheço, o papel de Obama, mas quer-me parecer que a notícia desta atribuição é, ainda apesar de tudo, manifestamente exagerada. O homem ainda tem mais uns anos de mandato pela frente, vai ter muito tempo para lhe serem dados os louros do que vier a fazer. O que é certo é que é injusto para quem leva uma vida a trabalhar por causas nobres, que uma pessoa que pouco fez ainda pela paz mundial passe a frente apenas porque pode vir a fazer.
Eu costumo ser do contra, mas desta vez concordo com a maioria. A atribuição do premio, foi prematura, e exageradamente politizada.
Continuando em politica, as autarquicas.
A abstenção nacional de 41% já não é surpresa. Já não choca ninguem. O que me chocou foi a eleição de Valentim e de Isaltino. Ok, a Fatinha perdeu em Felgueiras e o Avelino Ferreira Torres também ficou pelo caminho. O Marco Caneira perdeu a eleição para a junta a que era candidato (nem na politica consegue ganhar). Macario Correia depois de Tavira ganhou em Faro, os seus proximos passos serão com certeza, Portimão, Lagos para chegar finalmente ao seu objectivo, Vila do Bispo.
A nivel local, 34% de abstenção. O PS ganhou a Camara com maioria absoluta. Surpresas na Zambujeira com a vitoria da CDU, e principalmente em S.Luis com a CDU a perder uma freguesia historica.
Os comentarios ficam ao vosso criterio.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Confirma-se!

Afinal sempre houve escutas no palácio de Belém!!!!


Chaparro sempre em cima do acontecimento.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Continuo...

... sem entender o desinteresse das pessoas. Ok, tou a tornar-me repetitivo com isto, mas faz-me realmente muita confusão.
Já aqui falei na abstenção, e essa ainda é mais grave que este tipo de desinteresse.
Estive presente nos 3 debates que foram feitos até agora para as autarquicas aqui em Odemira. Dois para as Juntas aqui da vila, e ontem para Assembleia. O publico era reduzidissimo. Principalmente ontem. Coisa que a mim me faz muita confusão.
Todas as listas se queixavam da falta de publico presente, e ainda mais da falta de publico nas assebleias realizadas ao longo do ano.
As pessoas apenas dão importancia ao que lhes está directamente ligado no imediato. Apenas dão valor aos problemas que estão à frente da sua porta. Os problemas da porta do vizinho já não lhes dizem respeito, quanto mais os problemas de uma vila, concelho ou pais (ignorando portanto, que esses também são afinal os seus proprios problemas).
Na maioria dos casos as pessoas não sabem as reais funções de uma Assembleia Municipal, e isso serve de desculpa para o desinteresse neste debate, ou para a falta de afluencia as assembleias. Isso é um dos pontos onde a futura assembleia eleita terá de agir. Ilucidar o povo das suas funções, mostrando assim que é importante a presença das pessoas nas assembleias. Ou como disse um amigo nosso, talvez um porco assado consiga ser apelativo o suficiente para garantir publico.
Cada lista apresenta pelo menos 21 candidatos. Estavam 4 listas no debate. E estavam cerca de 40 a 50 pessoas a assistir ao debate. Se eu não compreendo a falta de interesse das populações nas politicas nacionais, e locais, muito menos consigo compreender que as proprias pessoas que integram as listas faltem aos debates. Tendo em conta que alguns partidos apresentam mais do que os 21 candidatos obrigatorios, as contas sao faceis de fazer. E estamos numa vila pequena, as pessoas conhecem-se. E choca-me ver que pessoas potencialmente elegiveis, como os nº3, 4 e 5 das listas nem sequer se deem ao trabalho de conhecer os programas das listas candidatas.
Se não estão interessados nas politicas locais, porque aceitam integrar as listas? Essas pessoas não merecem o voto do povo!
Mas também é justo referir, como ouvi alguem dizer, que alguns partidos não podem acusar as pessoas de falta de interesse, e de não darem importancia à assembleia, quando eles proprios não se dignaram a apresentar um programa eleitoral.
Hoje é o debate final, eu vou lá estar, como tive nos outros todos. Estou curioso para ver a afluencia.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mais um...

... do Alvim. Aqui fica:

"Está tudo bêbado e eu já não sei se estarei a ver bem. Mas parece-me, mesmo cambaleando, que ao sairmos à noite, todos queremos ficar bêbados mais depressa. E isto não terá sido sempre assim.
Há uma pressa em ficar bêbado que é típica de quem quer esquecer alguma coisa rápido. Eu não sei o que quer esquecer Portugal que nos obrigue a isto, mas também não faço ideia o que faz com que ingleses, suecos, finlandeses, irlandeses e escoceses ( só para citar alguns exemplos) também o façam. Mas gostava.
Há uma pressão alta para nos divertirmos. Toda a gente nos pressiona a isso e criou-se o estigma de que se não nos divertimos, não terá valido a pena. E ao sairmos de casa dizem-nos a gritar da sala do fundo: diverte-te! E ao chegarmos vivos, é invariável que alguém nos pergunte: Então divertiste-te? E é esta obsessão que nos faz beber depressa para que possamos estar tão divertidos quanto os outros e muitas das vezes, mais ainda. Com um problema: se não nos estamos a divertir, bebemos para o conseguir. Se estamos já divertidos, bebemos para ficar mais ainda. Só que agora, mais depressa, como se tivéssemos medo de estar sóbrios.
Contudo, o problema do álcool é que, salvo raras excepções, não faz de nós uma outra pessoa, mas potencia, isso sim, aquilo que já somos. Daí que os ingleses, tradicionalmente mais reservados e metódicos, tenham péssimas bebedeiras, precisamente por quererem transformar-se naquilo que não são. Já os irlandeses e escoceses, que têm fama de gajos porreiros, têm bebedeiras tão boas que chegam a não ter ressacas. E isso faz deles ainda mais porreiros. E isto explica que os portugueses, tradicionalmente saudosistas, quando fiquem bêbados se abracem uns aos outros para lembrar o passado e chorá-lo se for caso disso. Só que agora, mais depressa. Muito mais depressa."

in Espero bem que não

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Jornadas de Ambiente do Sudoeste

Vão realizar-se de 23 a 25 de Outubro as Jornadas de Ambiente do Sudoeste. As Jornadas de Ambiente do Sudoeste ambicionam ser um espaço de troca de ideias e experiências entre Universidades, ONG's, decisores, empresas e público em geral. Este evento surge de uma iniciativa conjunta entre a Câmara municipal de Odemira, a Ecosativa - Consultadoria Ambiental, Lda., e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e visa fomentar a informação e sensibilização sobre as questões ambientais da região sudoeste de maior relevância, como sejam as respeitantes à água, à floresta, ao planeamento e ao turismo. Nesta primeira edição o evento decorrerá nos dias 23, 24 e 25 de Outubro de 2009 no Auditório da Associação de Beneficiarios do Mira. O evento terá por público-alvo profissionais e particulares directa ou indirectamente envolvidos na protecção e conservação ambiental, bem como no desenvolvimento sustentável da região sudoeste, tendo em conta a importancia que as questões ambientais assumem actualmente a nível político, económico e social, e considerando o enquandramento desta zona na rede de áreas protegidas nacional.

O evento será composto por:
- Conferencias de oradores convidados
- Mesas redondas
- Concurso de posters

Site do evento (programa e ficha de inscrição)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Já nos pararam!

Alguem tinha de nos parar, e não foram os gregos. Foram os nossos proprios jogadores que ao que parece optaram por parar por livre e espontanea vontade.
Esta equipa grega está claramente ao alcance do normal Benfica de Jesus. Mas a jogar assim, merecemos claramente perder, e por uma diferença maior.
É certo que o guarda redes adversario fez grandes defesas, mas também é certo que foram as nossas unicas oportunidades de golo. Umas quatro?
Não vou entrar em grandes analises, pois há pouco para ser analisado. Pontos positivos? Alguns minutos da exibição de Aimar. E fico por aqui.
Hoje pareceu-me que jogámos com onze Cardozos.

Ps. Gostei da exibição daquele central careca. Parece-me bom jogador!