Objectivo alcançado. Historia feita!
Foram poucas as vezes que escrevi aqui sobre os Juvenis do Odemirense nestas duas ultimas épocas. Equipa essa de que tive a sorte e o prazer de poder fazer parte.
Foram varias as pessoas que me pediram para escrever cronicas sobre os jogos, aqui e noutros blogues. Mas sempre optei por não o fazer. Sempre tive noção que não conseguiria ser isento a escrever sobre uma equipa, e principalmente sobre pessoas de quem gosto tanto.
Mas hoje é a excepção, o feito atingido por estes miúdos é a meu ver tão grande, que não posso deixar de o escrever por aqui.
Terminou ontem o Campeonato de Juniores B - Série D 2011/12. E apesar de ter terminado com uma derrota num campo inaceitavelmente mau (não deviam ser permitidos campos pelados num nacional de futebol), terminou da melhor maneira para o Sport Clube Odemirense que conseguiu o 7º lugar da classificação e assim o seu principal objectivo: A manutenção no campeonato nacional. Para quem esteja menos familiarizado com a modalidade, ou simplesmente com os campeonatos de camadas jovens, pode até pensar que a manutenção do Odemirense é um feito banal. Mas a verdade é que não é.
Sendo um clube de uma vila alentejana, com recursos muito limitados, o nosso clube fez por exemplo esta época frente a clubes como o Olhanense e Estoril Praia, clubes a quem ganhámos. E para quem não está mesmo familiarizado com esta competição, neste mesmo campeonato militam equipas como Benfica, Sporting, Guimarães, Braga ou Porto, embora noutras series. E por ai já se pode começar a entender, o feito que é, para uma equipa com tão poucos recursos poder lutar, e ter algum sucesso contra equipas deste calibre. E podemos sublinhar ainda mais esse feito, quando olhamos para trás e verificamos que nunca na historia, nenhuma equipa do distrito de Beja conseguiu a manutenção neste campeonato.
Num campeonato onde praticamente todas as equipas escolhem e contratam jogadores, o Odemirense trabalha com os jogadores que aparecem para treinar. O plantel foi constituído apenas por quem apareceu para treinar, sem que se tivesse feito qualquer tipo de escolha ou contratação, e jogando muitas vezes com jogadores condicionados e mesmo lesionados. Assim, creio que dá para entender o valor deste trabalho, e o talento e dedicação destes miúdos.
Esta geração de jogadores, tem ganho campeonatos atrás de campeonatos, em todos os escalões por onde tem passado, e conseguiu nesta época a meu ver, a sua maior vitoria. Mas estas vitorias são o espelho da qualidade e do bom trabalho que é feito nos escalões de formação do clube a todos os níveis.
Quero agora deixar os nomes dos jogadores que fizeram parte desta conquista:
Guarda redes - João Nunes e Leandro
Defesas - Marco Oliveira, Milles, Diogo Rosa, Joel, Francisco Luz, Pedro Avoila e Manuel Ramos
Medios - Davide Roque (capitão), Tiago Matos, Miguel Viegas, João Anacleto, João Maria, Ricardo Nobre, João Mira, Rui Reis, Diogo Oliveira e Carlos Salvador
Avançados - Rui Neto, Manuel Soares e Leonardo Rafael
Equipa Tecnica - Nuno Luz, António Oliveira (Toi) e Filipe Morais
Enfermeira - Inês Correia
Fotografia de Rui Serrao, retirada do Facebook do Sport Clube Odemirense
7 comentários:
Sem dúvida arrepiante esta crónica! Obrigado Mister
Excelente Sam!!
Óptimo feito alcançado pelo Odemirense, sem dúvida algo raríssimo ao nível do nosso distrito mas não o apresente como inédito, pois o Desp. Beja conseguiu o mesmo feito na época de 2000/2001.
Se assim é, peço desculpa. Pois não é essa a informação que tenho.
É verdade, era uma equipa liderada pelo Mister Pedro Caixinha e aqui lhe deixo uma foto dessa equipa mas mais uma vez enalteço o fantástico feito que o Odemirense alcançou no Campeonato Nacional mais competitivo a nível de camadas jovens em Portugal. Cumprimentos
http://www.facebook.com/#!/photo.php?fbid=102955903117670&set=a.102954143117846.6083.100002097824321&type=3&theater
E ja agora? pontuaçao e classificaçao?
Uau, essa equipa 'e vitoriosa, lindas palavras
Enviar um comentário