origem

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Juvenis Odemirense

Objectivo alcançado. Historia feita!

Foram poucas as vezes que escrevi aqui sobre os Juvenis do Odemirense nestas duas ultimas épocas. Equipa essa de que tive a sorte e o prazer de poder fazer parte.
Foram varias as pessoas que me pediram para escrever cronicas sobre os jogos, aqui e noutros blogues. Mas sempre optei por não o fazer. Sempre tive noção que não conseguiria ser isento a escrever sobre uma equipa, e principalmente sobre pessoas de quem gosto tanto.
Mas hoje é a excepção, o feito atingido por estes miúdos é a meu ver tão grande, que não posso deixar de o escrever por aqui.
Terminou ontem o Campeonato de Juniores B - Série D 2011/12. E apesar de ter terminado com uma derrota num campo inaceitavelmente mau (não deviam ser permitidos campos pelados num nacional de futebol), terminou da melhor maneira para o Sport Clube Odemirense que conseguiu o 7º lugar da classificação e assim o seu principal objectivo: A manutenção no campeonato nacional. Para quem esteja menos familiarizado com a modalidade, ou simplesmente com os campeonatos de camadas jovens, pode até pensar que a manutenção do Odemirense é um feito banal. Mas a verdade é que não é.
Sendo um clube de uma vila alentejana, com recursos muito limitados, o nosso clube fez por exemplo esta época frente a clubes como o Olhanense e Estoril Praia, clubes a quem ganhámos. E para quem não está mesmo familiarizado com esta competição, neste mesmo campeonato militam equipas como Benfica, Sporting, Guimarães, Braga ou Porto, embora noutras series. E por ai já se pode começar a entender, o feito que é, para uma equipa com tão poucos recursos poder lutar, e ter algum sucesso contra equipas deste calibre. E podemos sublinhar ainda mais esse feito, quando olhamos para trás e verificamos que nunca na historia, nenhuma equipa do distrito de Beja conseguiu a manutenção neste campeonato.
Num campeonato onde praticamente todas as equipas escolhem e contratam jogadores, o Odemirense trabalha com os jogadores que aparecem para treinar. O plantel foi constituído apenas por quem apareceu para treinar, sem que se tivesse feito qualquer tipo de escolha ou contratação, e jogando muitas vezes com jogadores condicionados e mesmo lesionados. Assim, creio que dá para entender o valor deste trabalho, e o talento e dedicação destes miúdos.
Esta geração de jogadores, tem ganho campeonatos atrás de campeonatos, em todos os escalões por onde tem passado, e conseguiu nesta época a meu ver, a sua maior vitoria. Mas estas vitorias são o espelho da qualidade e do bom trabalho que é feito nos escalões de formação do clube a todos os níveis.
Quero agora deixar os nomes dos jogadores que fizeram parte desta conquista:

Guarda redes - João Nunes e Leandro
Defesas - Marco Oliveira, Milles, Diogo Rosa, Joel, Francisco Luz, Pedro Avoila e Manuel Ramos
Medios - Davide Roque (capitão), Tiago Matos, Miguel Viegas, João Anacleto, João Maria, Ricardo Nobre, João Mira, Rui Reis, Diogo Oliveira e Carlos Salvador
Avançados - Rui Neto, Manuel Soares e Leonardo Rafael

Equipa Tecnica - Nuno Luz, António Oliveira (Toi) e Filipe Morais

Enfermeira - Inês Correia

Fotografia de Rui Serrao, retirada do Facebook do Sport Clube Odemirense

7 comentários:

Netinho disse...

Sem dúvida arrepiante esta crónica! Obrigado Mister

Elite80 disse...

Excelente Sam!!

Anónimo disse...

Óptimo feito alcançado pelo Odemirense, sem dúvida algo raríssimo ao nível do nosso distrito mas não o apresente como inédito, pois o Desp. Beja conseguiu o mesmo feito na época de 2000/2001.

Sam disse...

Se assim é, peço desculpa. Pois não é essa a informação que tenho.

Anónimo disse...

É verdade, era uma equipa liderada pelo Mister Pedro Caixinha e aqui lhe deixo uma foto dessa equipa mas mais uma vez enalteço o fantástico feito que o Odemirense alcançou no Campeonato Nacional mais competitivo a nível de camadas jovens em Portugal. Cumprimentos

http://www.facebook.com/#!/photo.php?fbid=102955903117670&set=a.102954143117846.6083.100002097824321&type=3&theater

Sam disse...

E ja agora? pontuaçao e classificaçao?

Denise Barbas disse...

Uau, essa equipa 'e vitoriosa, lindas palavras