origem

domingo, 27 de novembro de 2011

Derby

Mais uma vez não vi o jogo. A verdade é que desde que deixei de dar dinheiro aos manos Oliveirinha, pondo fim à minha assinatura da Sportv, que vejo muito pouco futebol na TV. Mas fui sabendo do resultado e ao chegar a casa, vi nas noticias aquilo que me leva a escrever este post. O Estádio da Luz a arder.
Sim, esse é na verdade o único assunto a que quero dar destaque, pois como ja tinha postado no facebook, embora para "eles" fosse o jogo do ano, para "nós" era apenas mais um jogo para ganhar. E ganhámos! Ponto final.
Durante a semana fui vendo os dirigentes daquela equipa das riscas verdes, que parecem as barracas da praia da Figueira da Foz, com declarações também elas incendiarias, contra uma medida de segurança usada nos mais modernos estádios e ligas da Europa. É óbvio que declarações daquele tipo so servem para colocar os adeptos em brasa, porque quer se queira quer não, muitas das pessoas em vez de pensar pela sua cabeça, engravida pelos ouvidos, e sem sequer pensar um pouco vai atrás de tudo o que ouve na comunicação social, dito por opinion makers ou neste caso pelos dirigentes do seu clube. Todas estas declarações, que servem para colocar os adeptos do lado de quem as faz (não há nada melhor para agregar pessoas sem cérebro, do que criar um inimigo em comum, veja-se o que se faz há cerca de 30 anos lá mais a norte), resultam na criação de um ódio inexplicável, em torno do que deveria ser apenas um desporto.
A minha opinião é igual à de muita gente: quem não se sabe comportar, não pode ser permitido a frequentar determinados sítios. E se os adeptos não se sabem comportar, não merecem todos os apoios que têm por parte dos clubes.
Sou totalmente a favor do uso da caixa de segurança, mesmo que esta prejudique a visão, como se queixa o presidente leonino (mesmo sem ter ido para la por motivos de saúde, alega ele). Só vai para a caixa quem quer pertencer a claques organizadas, se querem ver o espectáculo, comprem um lugar melhor, e não terão caixas. A verdade é que este tipo de adepto, seja qual for a sua cor, não vai para os estádios para ver a bola, mas sim para ter outro tipo de actividades que nada tem a ver com o que um espectador comum faz. Logo para segurança dos espectadores comuns, homens, mulheres, crianças e idosos, é óbvio que estas bestas como as que tiveram ontem no estádio da luz têm de estar enjauladas. Sim, bestas! Ontem foram bestas verdes, mas há bestas iguais em qualquer clube. Uns mais que outros, mas há!
Já vi muitos jogos na luz juntamente com os NoNameBoys, e adorei. Nunca arremessei nada para o interior de um campo de futebol, nem nunca tive qualquer acto de violência para um adepto adversário. Mas exactamente por já ter visto muito jogos na claque, sei que também do meu lado há bestas que merecem estar engaioladas.
A caixa é óptima para segurança dos outros, mas até da própria claque engaiolada, e é inadmissível que os dirigentes leoninos não tenham a capacidade para admitir isso, arrefecendo assim os ânimos. Bastava que estes tivessem tido umas palavras de aceitação quanto a esta medida de segurança para que a atitude dos adeptos tivesse sido diferente.
Para acabar não posso esconder a minha revolta quando vi o meu estádio a arder. Tenho sangue quente nas veias, e a minha vontade foi e é, que quem o fez, deveria arder junto com as cadeiras a que pegou fogo, seja qual for a sua cor clubistica.
Mais calmamente espero que sejam identificados os culpados deste crime. Sim, porque fogo posto é crime, há que não esquecer isso. E que da gaiola da luz, rapidamente passem para uma gaiola um pouco menos pacifica onde tenham de apanhar muitos sabonetes diariamente. Tenho dito!

4 comentários:

Anónimo disse...

"embora para "eles" fosse o jogo do ano, para "nós" era apenas mais um jogo para ganhar. E ganhámos! Ponto final."

sou portista, mas no facebook não se notou isto? ou todos os benfiquistas também colocaram postes no facebook quando ganharam 1-0 ao beira mar?

mouros anedóticos

Anónimo disse...

Eu tive na luz ontem e curiosamente fiquei a cerca de 30m da caixa de segurança.
No que diz respeito à visão, devo realçar que praticamente não se dá pela rede, pelo que muito dificilmente a visão dos espectadores possa ser afectada.
Acho que animais como os que lá estavam nem deviam ir ao estádio, pelo que devem dar-se por contentes por estarem na caixa de segurança.
Mais, o seu comportamento só demonstra o porquê de ter sido colocada a rede.Se fossem pessoas de bem e se soubessem viver e comportar em sociedade ai sim tinham motivos para tanta indignação. Mas pelo que vi ontem, nem em Sete Rios num determinado Jardim que por lá há, esses animais são dignos de estarem!
O AMBIENTE ONTEM ESTEVE SUBLIME e ganhar ao rival tem sempre um gosto especial!
RM

Anónimo disse...

Deixo aqui o link de um video que foi passado ontem na catedral e que demonstra o que é ser CIDADÃO E BENFIQUISTA!
http://www.youtube.com/watch?v=xxFbpmDMD0E&feature=player_embedded

Abraço.
RM

Luis Silvestre disse...

http://www.zecadiabo.com/?p=13459