origem

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Morto?

Foi hoje anunciada pela voz de Barak Obama a morte do lider da Al Qaeda.
Se está morto? Não sei. A questão de ser o ADN a confirmar a morte, e o facto de o corpo ter sido jogado ao mar, deixará sempre a duvida no ar.
Vamos partir do principio que sim, que está morto, que o que as noticias dizem é verdade.
Ver o Presidente dos EUA, este presidente que anunciou a grande mudança, que seria o "novo messias", a anunciar com satisfação e quase um sorriso na cara a morte de Bin Laden, depois de uma operação militar Americana, e considera-la uma conquista, deixa-me no minimo, desconfortavel. Ok deixa-me muito mais que isso, deixa-me quase enojado. Tão enojado como me deixam os lideres Europeus que se congratularam e felicitaram os EUA por esta operação. Inclusive Cavaco Silva.
Acho vergonhoso que se festeje a morte de alguem, mesmo que seja de um assassino, ou lider terrorista como Bin Laden, por muito mal que tenha feito, ou por muitas mortes que a sua "organização" tenha causado. E foi isso que se passou, um festejo. Quer nas ruas dos EUA, quer com estas mensagens de felicitações politicas.
Sou totalmente contra a pena de morte. Na Europa, principalmente entre jovens, essa opinião é quase unanime. Nos Estados Unidos, também começa a ser. E matar uma pessoa, ou varias neste caso, por muito culpada que seja, sem um julgamento, sem possibilidade de se defender (por muito indefensaveis que sejam os crimes de que foi autor) é para mim repugnante.
Não acredito que a sua morte tenha sido um acaso. Que a operação teria em vista a captura deste lider. Creio que se tornava de uma execução sumaria. Esse era o objectivo da missão. Achar e matar! E sou totalmente contra isso!
Esta é a minha opinião pessoal. E na minha opinião estas operações militares Americanas e não só, em paises estrangeiros, que não olham a meios para atingir fins, que acabam por matar sempre pessoas inocentes, são actos quase ou tão terroristas como aqueles que tanto repugnamos.
Creio que Bin Laden deveria ter sido capturado, julgado, e punido de acordo com as leis do seu pais. Sejam essas quais forem! Embora seja contra a pena de morte, lei é lei!
Não pretendo que concordem comigo mas não podia de deixar de dizer isto aqui!

7 comentários:

Anónimo disse...

Mas existe Bin Laden? Existe Al Qaeda? Para mim foi tudo um produto para os americanos terem mais um motivo para começarem uma guerra...

Isto é tudo uma fantochada é o que é!!!

Elite80 disse...

Vocês acham mesmo que um homem daqueles se iria entregar??? É óbvio que ele queria ser um mártir e sabia que ao ser morto daquela maneira iria provocar sentimentos de revolta até mesmo nos ocidentais, como está a ser o caso, utilizou a sua própria morte para "procriar" mais "bin ladens" por todo o mundo! Que os americanos querem ter o "poder" sobre tudo é verdade, mas também é verdade que ao menos promovem a paz e o direito democrático em países que não têm respeito por a vida humana e são liderados por ditadores e milícias, se querem algo em troca ( controlo sobre petróleo e outros) isso já é outra história...e meus amigos em tempo de guerra (guerra santa) atira-se para matar...nem que seja um avião...

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que o 11 de setembro nºao existiu, nem teve a ver com terrorismo nem com crenças nem o raio... a partir daí td o resto é fantuchada. o terrorista é a américa, que para atingir os seus fins atacou a própria cidade.

Elite80 disse...

O 11 de setembro não existiu??? Não teve nada a ver com o terrorismo?? Ok, são teorias...a mim mais me parecem da conspiração...mas quais fins? O petróleo??? O poder?? Penso que isso seja sétima arte a mais...mas dizer que o 11 de setembro foi obra dos USA tb é um pouco exagerado, enfim...

Anónimo disse...

Cada um tem a sua teoria. Vale o que vale. mas qualquer teoria que fuja "à norma" é chamada de conspiração... a mim parece-me que existem muitas verdades em tudo na vida, nem todas agradam a toda a gente... não quer dizer que sejam teorias conspiradoras.

Anónimo disse...

*PS- Ainda bem que posso expressar livremente a minha opinião! :)

Sam disse...

Bem, é com muito gosto que vejo comentarios aqui pelo blogue. Obrigado aos dois!
Quanto aos vossos comentarios, eu escrevi logo no post, nao quero que concordem comigo. Apenas quis dizer a minha opiniao.
So queria deixar umas reticencias quanto à promoçao da paz feita pelos EUA. Promoção da paz feita pela guerra e pela morte de inocentes nao ocidentais? Nao me agrada! Sempre serei a favor do dialogo e da diplomacia. E todos sabemos que a paz é so um pretexto para a defesa dos grandes lobbys, o petroleo, as armas, etc.
Quanto as teorias da conspiração. Nao sei, so acredito no que vejo. E embora todas as teorias até façam sentido, será preciso prova-las para que eu acredite.