origem

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ai não presta...

Já pensei em criar uma nova rubrica de culinaria por aqui. Tal como existe a Fotografia da Semana, criar algo como a receita da semana ou do mes. Talvez o faça.
Hoje deixo-vos a primeira receita do chaparro. Esta não é minha, não é um segredo de familia nem uma especialidade da casa. É apenas uma receita tirada de um site de internet sem sequer pesquisar muito, para saber qual seria a melhor. Esta apenas é a primeira, e por ser a primeira, teria de ser obrigatoriamente este o repasto que vos deixo.
Quando vou jantar com o pessoal amigo, e todos comem os bifinhos e a carninha grelhada (de que também gosto), ou então quando eles começam a sugerir pizzarias em vez de um bom restaurante de comida da nossa, o meu nariz começa logo a torcer. Não por não gostar de pizzas, que gosto, mas não troco a nossa comida tradicional portuguesa por nada deste mundo. Devidamente regadas por um bom vinho, alentejano de preferencia.
Adoro os cozidos, as feijoadas e principalmente os ensopados. O preferido, de enguias. Mas este que vos deixo, o de borrego, já foi tema para varias conversas na mesa do café.

Ensopado de Borrego

Ingredientes para 2 pessoas:

800gr de borrego partido em pedaços pequenos
azeite ou banha
1 cebola
1 raminho de salsa
1 folha de louro
1 colher de chá de colorau
4 grãos de pimenta
3 cravinhos (opcional)
sal
0,5 dl de vinagre
4 batatas
algumas fatias de pão caseiro (ingrediente muito importante)

Preparação:

Coloque o azeite ou a banha num tacho, deixe aquecer e aloure os pedaços de borrego. Reduza o calor e acrescente a cebola e a salsa picadas, o louro, o cravinho, a pimenta, o colorau e tempere de sal. Deixe refogar muito bem juntando um pouco de água se necessário.
Quando estiver bem cozido acrescente a água necessária para fazer o ensopado. Assim que esta levantar fervura acrescente as batatas previamente descascadas e cortadas em quartos.
Adicione o vinagre, tape e deixe cozer e apurar.
Sirva o ensopado sobre o pão caseiro. Se preferir torre ou frite o pão. Eu prefiro frito!

Sem comentários: