origem

sábado, 13 de agosto de 2011

Cronica 1 - Miseravel

E em Agosto começou a Liga. E de que maneira!
Sei que isto por aqui anda mais que parado, e nem as fotos da semana escaparam. Mas agora com o futebol, pode ser que a tabanca volte a animar de vez!
Que grande galo, este de Barcelos, que merecia ter comido uma águia ao jantar.
Já vi vários jogos do Benfica esta época, inclusive um ao vivo, e digo-vos meus amigos, não gostei nada do que vi. Ganhava o Benfica por 1-2 e eu ja pensava no que ia escrever nesta cronica, e o resultado final não alterou em nada a minha opinião.
O Benfica não merecia ganhar este jogo. Marcou dois golos quase sem saber como, devido simplesmente à qualidade individual dos seus jogadores, e não devido à qualidade de jogo da equipa.
É uma equipa ainda sem fio de jogo, sem identidade, e principalmente, o pior dos defeitos, sem atitude! As competições já começaram, e estes problemas teriam de estar resolvidos numa equipa com as aspirações do Glorioso.
Confesso, não gosto desta equipa do Benfica, não me agradaram as saídas, e principalmente não me agradou a torrente de jogadores a entrar e sair do clube. As muitas saídas fazem com que a equipa fique sem referencias, e com isso vem a falta de atitude. Ter muitos jogadores que ainda não sentem a camisola, faz exactamente com que ganhar ou perder seja praticamente a mesma coisa.
Quanto às entradas, Witsel, Artur, Garay e Enzo Perez parecem-me realmente reforços, E são jogadores que tem de assumir o seu lugar na equipa rapidamente. Quanto à nova paixão do terceiro anel, Nolito, não vejo a razão para tanto amor, a não ser o factor golo, onde o jovem espanhol tem sido importante. Mas aos meus olhos, vejo um jogador mediano, que embora tenha facturado quando bem solicitado pelo talento dos seus colegas, com a bola nos pés deixa muito a desejar. A bola parece nunca ir totalmente controlada, os movimentos são demasiado previsíveis, e não me parece ser um fora de serie, nem técnica, nem principalmente tacticamente. Mais uma vez, quando digo mal de um jogador do meu clube, espero realmente estar enganado.
E já que estou numa de critica, tenho de falar de Emerson. Espero que Capdevilla entre rapidamente na equipa. Este brasileiro não me parece ter nenhuma qualidade assinalável para poder jogar num clube como o Benfica. Espero realmente que seja uma questão de adaptação ou de falta de forma. Mas o que vejo, é um jogador banal, sem velocidade, que não passa do meio campo, e que nem a defender marca a diferença. Neste momento, não justifica a titularidade em detrimento sequer de Fábio Faria.
Falando de falta de atitude, tenho de voltar a falar de Gaitan, que aparece na nova época precisamente igual, e a meu ver a pedir para fazer as malas para regressar à america do sul. Tem todas as qualidades para ser um excelente jogador, mas parece não querer. E se não quer, vá embora!
Quanto a Jesus, não creio que seja responsável pelo mau resultado. Não concordo com a saída de Aimar, mas já com o argentino em campo o Gil foi sempre superior.
Para acabar, sublinho a necessidade em adquirir um ponta de lança de qualidade.
Concluo assim, dizendo que o Benfica empatou e empatou bem, e que a derrota não teria assentado nada mal a esta equipa que pretende ser campeã. A jogar assim, não só não o vai conseguir, como terá muita dificuldade para ganhar qualquer que seja o jogo fora de casa.

Nota apenas para destacar o numero disparatado de barbaridades ditas pelos comentadores da TVI no jogo desta noite. Meus senhores, vocês são o elo mais fraco!

5 comentários:

Jojo Of The Jungle disse...

No meu entender, Jesus cometeu um erro crasso ao substituir Aimar pelo Witsel, ao intervalo ... quando se notava claramente a limitação física de Gaitan, e que Jara estava em dia não (isto claro, porque não me apercebi de nenhuma lesão por parte do Aimar).
Quanto ao trabalho de Jesus no Benfica, no primeiro ano fez um trabalho excelente, comparado, na mesma altura, com o trabalho que o Mourinho fez no Inter. No ano passado, cometeu demasiados erros a nível de escolhas, derivado às poucas soluções que tinha, mas também porque não sabe ler os jogos no seu decorrer ... que foi, mais uma vez, o que se passou ontem em Barcelos ... inconcebível estarmos a ganhar por dois golos, e virmos a empatar ... e não foi só culpa dos que estavam em campo, foi também de quem não soube gerir jogadores e fazer boas opções.

Anónimo disse...

Começo por dizer que não me surpreendeu nem o resultado, nem a exibição!
Concordo contigo quando dizes que o benfica não merecia ganhar o jogo, e de que não gostaste da "torrente"(bonita palavra esta) entrada e saida de jogadores do clube.E a tua nota(em relação aos comentadores) é também bastante acertada.
Agora permite-me discordar de algumas opiniões em relação á equipa:
1º Na minha opinião o treinador é sempre o principal culpado pela derrota. E mesmo quando não o é, a primeira coisa que deve fazer é assumir pubicamente responsabilidades pela mesma. Nunca deve passar para a equipa/jogador essa mesma responsabilidade...erro crasso de Jesus. Falta de liderança, que se reflecte em campo;
2º Ainda não vi Capdevilla com a camisola encarnada, portanto não tenho opinião formada, nem me gosto de basear em exibições noutros clubes/selecção. Mas quanto a Emerson parece-me bastante exagerada a tua análise. Não é nenhum craque, mas parece-me um jogador jeitoso, não é veloz mas é rápido,fisicamente forte, sabe cruzar uma bola, não é um Coentrão, mas é dezenas de vezes superior a um Evaldo!;
3ºNão jogou o Cardoso, tinhas de implicar com o unico jogador do clube que ainda consegue marcar uns golinhos!? LOL
Nolito é neste momento o unico jogador na frente que consegue mexer com a equipa. Gosto muito, surpreendeu, e acho que veio para ficar! Ahhh e tem atitude, e isso não tem preço! Aliás, tal como o passe dele não teve!
4ºPara concluir, dizer que as melhores contratações feitas pelo clube(até ao momento) foram a custo zero: Artur e Nolito. Witsel e Garay parecem-me bons mas ainda não estão entrosados com a equipa, e num clube grande "normal" entrariam aos poucos na equipa, para uma melhor adaptação. Em relação ao Enzo Perez, gostava que me explicasses o que já viste aquele jogador fazer de bom(com a camisola do benfica)? diz-me apenas um gesto técnico, uma recepção, um cruzamento, um remate, uma tabelinha, qualquer coisa que aches revelante... Para mim, até agora revelou: ZERO. E quantos Nolitos compravas com o valor do passe do argentino??

Assim sendo para o ano é que é!


Saudações Benfiquistas!

João Afonso

Jojo Of The Jungle disse...

Estamos todos de acordo em relação a uma situação ... comentadores televisivos actualmente, RTP, SIC, TVI ou SPORTTV são uma nódoa, mal por mal a EUROSPORT, e mesmo assim já mostrou maior qualidade ... será que posso candidatar-me a comentador desportivo, ou é só para licenciados em comunicação social? É que estou consciente que sou capaz de muito melhor, e de forma imparcial!

Sam disse...

Vi enzo perez ao vivo na luz no jogo contra trabzonspor. Vi um jogador seguro, que disponibiliza sempre a linha de passe ajudando assim o colega. Vi lances de grande tecnica individual, que terminaram em grandes sarrafadas, que nesse jogo resultaram na sua substituição por lesao. Creio que uma curta adaptação vai servir para ultrapassar em larga escala tanto gaitan, como qq extremo do benfica. Ontem tal como toda a equipa, inclusive o meu menino bonito, e jogador preferido do slb, Javi Garcia, teve uma exibição miseravel.
Quanto a Nolito, não é o meu novo cardozo! De longe. Tem de fazer muita merda para la chegar. Tem atitude e ganas, e so isso faz com que a minha opiniao sobre ele esteja ainda com nota positiva. Apenas referi que não entendo o amor imediato. Apenas nao me parece ser o q tao a fazer crer. Tem marcado sim, mas isso não é sinonimo de qualidade.O Tozé Marreco foi um dos melhores marcadores da europa e está onde está. Parece-me ser limitado tecnicamente, e nao ser um prodigio tactico. Mas se o fosse nao estaria na luz depois de passar pelo barça. Nao fecha o seu lado, insiste sempre na jogada individual, q geralmente é a mesma, o corte para dentro e remate. E quando o proprio treinador diz q é um jogador q joga demasiadamente sozinho, quem sou eu para dizer o contrario. Prefiro por exemplo urreta, que me parece mais completo. Por enquanto acho-o apenas um jogador raçudo. Na minha opiniao, nas ultimas 3 epocas quem mexe com o ataque do benfica, é aimar e saviola.
Não concordo com a responsabilizaçao constante dos treinadores, e c a desculpabilizaçao dos jogadores. Quantas vezes não vimos ja equipas a "fazerem a cama" a tantos treinadores de qualidade. E temos tambem os bons exemplos por exemplo em inglaterra, onde alguns treinadores sao praticamente vitalicios, com erros de casting, de opçoes em jogo, e epocas para esquecer. Voltando em anos seguintes a fazer grandes epocas. O futebol não é uma ciencia, é um jogo, umas vezes ganha-se noutras perde-se. Como qualquer jogo, pode tambem ser viciado.
Infelizmente em todos estes jogos, nao notei o emerson a passar o meio campo com qualidade, logo nao me lembro de nenhum cruzamente dele, nem bom, nem mau. E na minha opiniao, jogadores jeitosos, sao jogadores para braga e guimaraes, nos grandes, tem de jogar bons ou excelentes jogadores. No estilo de jogo de um grande, a envolvencia de ataque dos laterais é essencial, ele nao a garante, ou pelo menos ainda nao aconteceu. Logo, a minha primeira opiniao sobre ele, é pessima. Vimos uma equipa do gil toda atras nos ultimos minutos, e nem assim vimos o apoio desse lateral a tentar desbloquear nada pela sua ala! Acho imperdoavel. A mediania nunca me agrada.

Anónimo disse...

Boas Filipe, então aliga Eglo Chaparro de ferro??? como é esta época????

Ass. Miguel rato