origem

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Luz cada vez mais forte!

Se por um lado uns começam a ver as luzes das hipoteses do titulo se esbaterem ao fundo do tunel, outros são os que as veem cada vez mais perto.
Estou a falar dos Juvenis do S.C.Odemirense. Equipa da qual, como sabem, faço parte da equipa tecnica.
Com a vitoria de hoje em Almodovar por 2-4, a nossa equipa colocou-se apenas a 3 pontos do titulo! Podendo celebrar já na proxima jornada, em casa, o titulo de campeão distrital.
O objectivo deste post não é festejar com antecedencia, pois sei que será preciso muito trabalho e concentração para que possamos celebrar já na proxima semana.
O verdadeiro objectivo deste post, é apelar a todos os Odemirenses, que gostem ou não de futebol, que se desloquem ao Estadio Municipal para apoiar esta equipa que tão bem tem representado as cores da nossa terra! Sei que é um sacrificio grande para muitos de vós. O jogo é Domingo, as 10:30 da manha! E adorando também acordar tarde, sei o tamanho do sacrificio que vos peço! Mas peço! Os miudos merecem o vosso apoio, quer ganhem ou não. Será o nosso ultimo jogo em casa, e repito, o trajecto desta equipa merece o reconhecimento de uma terra que pouco liga aos seus!
Como a equipa senior joga nessa mesma tarde em casa, até poderá ser possivel que exista um daqueles mega-petiscos ao almoço que sirva de ligação entre os dois jogos. E onde, juntos, poderemos fazer uma festa bonita! Deixo aqui então, esta ideia do almoço .
Sinceramente, espero estar convosco, Domingo de manha, a festejar a conquista deste titulo! Peço também a todos os que lerem este post, que o passem aos vossos amigos, conhecidos, que o partilhem no facebook, para que o maximo de pessoas o possam ver e partilhar também. Vamos encher o estádio, vamos apoiar esta equipa!
Carrega Odemira!
Até lá!

Ps. Por favor partilhem no vosso Facebook. É só clicar no icone F aqui em baixo do texto! Obrigado!

Adeus ao titulo! Ou talvez não!

Quando comecei a escrever este texto, faltavam 5 minutos para o fim do jogo, e o resultado era de 1-1. Pensava nesta altura que o Benfica não iria dar a volta ao resultado. Escolhi o titulo "Adeus ao Titulo", titulo e texto esses que fui obrigado a alterar.
Pelo que vi do jogo, não achava possivel a reviravolta. Mas foi possivel, e embora os jogadores tenham sempre acreditado, foi sempre mais com o coração do que com a cabeça que o fizeram!
Pensava eu, a cinco minutos do fim do jogo, que seria um adeus ao titulo sereno este que ia acontecer hoje no Estadio da Luz! Ainda ontem o nosso amigo João Afonso me tinha dito no aniversario do Bar o Cais, que pensava que o titulo se tinha decidido horas antes, em Olhão. E tinha alguma razão, embora eu ache que o titulo esteja entregue deste as quatro primeiras jornadas. Onde ambos os candidatos jogavam mal, mas uns por meios mais escuros iam ganhando, e outros, também por meios escuros, iam perdendo! Afinal, o Benfica conseguiu dár a volta, e manter uma luz ao fundo do tunel. Mas convenhamos, essa luz é demasiado tenue.
Quanto à exibição do Benfica contra o Maritimo de hoje não mudo uma virgula. Foi atabalhoada, com muito querer, mas pouco descernimento. Muitas dificuldades não habituais para ultrapassar uma equipa ultra defensiva, mas perigosa no contra-ataque. E foi assim, que numa bola parada, acabam por obter um golo que não merecem, mas muito habitual no futebol. Onde impera a mais que batida maxima "Quem não marca, sofre!".
Gostei deste Maritimo, sabendo que enfrentava uma equipa muito superior, diria até "milhões acima do Alverca", Pedro Martins montou uma equipa de contenção, e rapida na transição. Sabendo exactamente o que queria. E quase que a estrategia resultava.E foi por pouco que esta equipa não saiu com pontos da Luz!
Sobre o Benfica, o mesmo de sempre. A ausencia de produção ofensiva de Oscar Cardozo, quando não é servido, é uma nulidade no processo ofensivo (inadmissivel a este nivel). A igual ausencia de Gaitan no processo defensivo (igualmente inadmissivel). A falta de qualidade de Jardel parece-me obvia, querendo esperar para ver se realmente estou certo, mas este jogador parece-me sempre ter algum problema das costas ou pescoço, aparentando assim muitas dificuldades de movimentação. Enfim, veremos! Referir também alguma falta de ideias do meio campo encarnado, justificadas por Jesus com algum cansaço acumulado do jogo na Alemanha. É possivel.
Tenho de dizer aqui que não concordo com Jesus quanto ao golo anulado ao SLB. Bem anulado! Sem duvida!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SW2011

E vão surgindo noticias cada vez mais animadoras do nosso Festival Sudoeste. Hoje foram confirmados Scissor Sisters e Swedish House Mafia. Se os segundos nem toda a gente conhece (vejam o video no fim do post), os primeiros são mais que conhecidos. E desde que falhei por poucos dias a hipotese de os ver em Londres, que os desejo na Herdade da Casa Branca. Pois acho que este grupo encaixa como uma luva no ambiente do SW.

Até agora estão confirmados:
Amy Winehouse, Scissor Sisters e Swedish House Mafia

E como hipoteses por confirmar:
Patrice, Andreya Triana, King Khan & The Shrines, Cassy, Zip

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Derby

Começo por dizer que acho que até com oito jogadores ganhávamos este jogo. A falta de qualidade da equipa adversária é demais evidente, e creio mesmo que vão ter muita dificuldade em segurar este lugar na classificação.
Soares Dias, semeaste, ainda começaste a colher, mas quem levou a barriga cheia foi o Benfica.
Quanto ao jogo, não foi brilhante. Não foi daquelas exibições de encher o olho a que o glorioso nos vem habituando, mas foi eficaz. E isso para mim, é o mais importante.
Muita luta, muita disciplina e espirito de sacrificio, foram recompensados por uma vitoria em casa de um eterno rival, que começa hoje em dia a deixar de rivalizar com os mais fortes do campeonado.
Quanto às exibições individuais, quero destacar o meu jogador favorito do Benfica, quer desta epoca, quer da epoca passada: Javi Garcia! Enorme! Este jogador merece mais do que a liga portuguesa, e ainda bem que jogando em Portugal,o faz de aguia ao peito. Forte, inteligente, bom tecnicamente, o espanhol é, a par de Saviola e Falcão, um dos melhores jogadores da liga.
Destaco também Roberto, as boas exibições não são um acaso, e hoje em dia já ninguem duvida que temos um grande guarda-redes entre os postes.
Tenho também de falar dos dois medios argentinos. Jogadores que ainda não me convenceram na totalidade. Se por um lado Salvio me começa a convencer(com grandes evoluções a nivel tactico), embora seja um tipo de jogador que não me agrada muito, devido ao facto a ser demasiado rectilinio nas suas acções. Já Nico Gaitan tem muito que evoluir. É competente a atacar, dos seus pes nascem por vezes maravilhas, e não duvido um pouco sequer do seu talento. Mas a sua atitude defensiva, é em contraposição ao seu talento, um desastre. Chega a ser mediocre o rendimento defensivo deste jogador, que vezes sem conta é ultrapassado pelo lateral do seu lado, recuperando a sua posição no campo a passo. E não tivesse o Benfica um Coentrão no lado esquerdo e um pivot defensivo com a qualidade de Javi Garcia, esta atitude defensiva de um medio interior seria catastrofica a nivel tactico na equipa de Jorge Jesus.
Lembro-me dos primeiros anos de Di Maria, e vejo o jogador que é hoje, e isso faz-me acreditar que o potencial de Nico Gaitan possa vir ao de cima. Vamos ver como o trabalham, e veremos se quer realmente evoluir, ou jogar só para a frente... na Argentina!

Fotografia da Semana


Fotografia de BenTaher
Vou chamar-lhe hello kitty!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Geração Rasca

Eu faço parte da chamada "Geração Rasca", nasci em 79 e por isso encaixo que nem uma luva nesse grupo de pessoas.
Esta semana conheci uma musica dos Deolinda, chamada "Parva que eu sou" que parece ter vindo revolucionar o mundo. A musica é fraca, a letra é basica e o assunto é mais que batido. Mas incrivelmente parece ter servido de rastilho para acordar algumas mentes adormecidas. Ou entao não, veremos.
A verdade é que a musica gerou um movimento "abre olhos" (como dizia o outro que já ninguem se lembra), e o tema da precariedade voltou a estar em cima da mesa. Parece que até agora, até a Bacalhau ter cantado aquelas rimas terminadas em "ar" ninguem em Portugal se tinha apercebido da precariedade dos empregos, e da verdadeira situação do pais. Alias, lembrando-me das ultimas eleições, acho mesmo é que essas pessoas não querem saber é de nada!
Mas aderir a um grupo no facebook só demora o tempo de um click, e parece que os grupos em volta deste tema, estão a florescer como se já tivessemos chegado a primavera. E a blogosfera borbulha de actividade.
"Está na hora do Povo vir para a rua conforme fizeram os da Tunísia, Egito e dos que vão aparecendo agora!!! Nós portugueses é que somos parvos e deixamos isto continuar", escreveu um internauta no mural do grupo. Além de escrever Egipto à brasileira, parece que acordou agora para a realidade de um pais. Quantas destas pessoas que aderem a estes grupos terão ido votar? Sair para a rua, não brinquem comigo! Deve ser como aquele boicote à Galp e BP, a que toda a gente aderiu no Facebook, mas que ninguem deve ter cumprido, tendo em conta o feedback que me chegou desse mega-movimento civico. E com os combustiveis a aumentar todos os dias.
O jornal Expresso dá hoje espaço a esta revolução de sofa. Dizendo que os animos estão exaltados, que o ambiente no facebook e na blogosfera está a ferver. Que se combinam arruadas e manifestações.
Meus amigos, tal como diz Saramago no seu "conto da ilha desconhecida": os marinheiros já não estão na disposição para sair do conforto do seu lar, para buscar aventuras, nem buscas de terras desconhecidas. E como disse mais acima, um click é uma maneira muito comoda de manifestação.
Vou esperar para ver este novo 25 de Abril cibernetico, com esta musica dos Deolinda como o novo "depois do adeus". E vou já comprar um cravo para enfiar numa porta usb algures no meio da revolução. Ou então vou continuando a falar neste espaço, que tão pouca visibilidade tem, e a achar ridiculas todas estas manifestações portuguesas que nunca dão em nada.
Ai que parvo que eu sou...

Relembrar Zé Nando

Um dos maiores icones do Chaparro! Diria mesmo, um farol que guia a nossa existencia, Zé Nando, foste, és e continuarás a ser o maior! Diria mesmo "milhões acima do alverca". (frase que adoptei como minha, e me acompanhará até ao fim dos meus dias!

Mentira Desportiva

.com
E é este mesmo o endereço do site que venho partilhar hoje. www.mentiradesportiva.com. Como sabem, nunca escondi que este é um blogue claramente tendencioso. Embora opte por não falar das minhas preferencias politicas, quando toca a outros assuntos já é diferente. E no que ao futebol diz respeito, o meu fanatismo pelo Benfica é obvio, e indisfarçavel.
Não sou, tal como a grande maioria dos Benfiquistas anti-nada. Não vou para os estadios entoar canticos sobre outros clubes, não me escondo na moita de modo a apedrejar autocarros, e não nutro nenhum odio nem nenhum complexo de inferioridade sobre ninguém.
Sou sim anti-corrupção, anti-jogo sujo, anti-crime e anti-essas coisas todas que envolvem um certo clube riscado em tons de azul do norte do pais. Não odeio os seus adeptos, mas não os compreendo. Como pode ser possivel esquecer os meios, desde que se atinjam os fins desejados? Não será o fechar os olhos na viagem, abrindo apenas quando chegamos ao fim, uma maneira de cooperar com quem vai ao volante? Eu acho que sim. Eu não ia querer um criminoso assumido, conhecido, e sem vergonha de o dizer, aos comandos de nada com que eu simpatizo. Muito menos com um clube que considero ser irracionalmente uma autentica paixão.
Voltando ao que me levou a escrever o post, a divulgação de um site que divulga todas as artimanha que levam o nosso desporto a ser uma grande mentira desportiva.
Coisas como o facto desse clube pagar ordenados de jogadores de outros clubes (exemplo do Varela enquanto jogador do Estrela), Dopping, e obviamente corrupção. Farsas dirão os adeptos desse clube, sabendo que no fundo tem conhecimento que é tudo verdade.

Totobola

Depois de anos e anos, hoje voltei a jogar no Totobola. Já não sabia quantas colunas preencher, nem sabia da existencia do novo jogo, o super14. La preenchi aquilo tudo, com a ajuda do Antonio. Meti os rapazes das riscas verdes a perder com o Nacional e o Glorioso a ganhar. Quando fui pagar. 60 centimos. 60 centimos? Bem, o primeiro prémio deve ser uma sandes mista ou algo do genero, mas por 60 centimos, vou jogar todas as semanas.
1 X 2, é a certeza de podermos ganhar, de acreditar que há apostas de sorte....

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Serviço Publico

E desta vez um pouco mais afectivo. Aqui fica a divulgação do grupo musical do meu grande amigo Zé Abreu.

Eles tocam este Sabado no bar Turco em Vila Nova de Milfontes. Por isso pessoal, toca a passar por la para o ouvir.
Podem ve-los também AQUI NO FACEBOOK.

Mario Kart



Video enviado por Bruno Oliveira. Obrigado!

Serviço Publico

Como sempre este espaço é dedicado a divulgar o que se faz pelo Concelho de Odemira. Desde que mereça claro! Este é o caso.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Liberdade

Pediram-me hoje para fazer um texto, deram-me varios temas à escolha e escolhi liberdade. Aqui fica:

Liberdade ou falta dela. Se nos dias de hoje a liberdade é no nosso dia a dia um dado adquirido, houve tempos em que assim não foi. Tempos de ditadura, em que a liberdade do povo era um grande parte limitada. Limitada por leis e regras de governos e religiões. Ou até regras ditadas pelas mentalidades de uma sociedade onde o ser diferente ainda é apontado a dedo.
E será realmente que esses tempos de falta de liberdade se foram embora definitivamente? Se é verdade que o 25 de Abril trouxe ao nosso país uma lufada de ar fresco, no que à liberdade diz respeito, também é verdade que o que se passa na realidade é um assunto completamente diferente. Nasci em 79, apenas conheci o pós 25 de Abril e não consigo ter noção do que realmente se passou nos tempos da ditadura. Mas o facto de não ter experenciado a ditadura na pele, não faz com que eu não tenha a noção do que já se percorreu na direcção de uma sociedade mais livre.
Mas será que estamos perto de uma sociedade onde se possa dizer que vivemos em liberdade? Será que já percorremos o suficiente? Ou será que as tais regras castradoras da sociedade, cheias de falsos moralismos, continuam a ditar o nosso comportamento, guiando-nos a todos para um percurso de vida semelhante, que sem dar por isso, tal como um rebanho, todos seguimos?
A verdade é que estamos muito longe. E nem nos nossos pensamentos somos totalmente livres. As influencias exteriores, como o caso do bombardeamento da comunicação social, e o seu papel como “opinion maker” é brutal. E influencia em grande parte a mentalidade de um povo.
É muito facil hoje em dia com campanhas na comunicação social, através de opções editoriais fazer da mentira verdade, do culpado inocente ou do justo injusto. E como é obvio isso influencia a opinião publica e a sua maneira de pensar. Tornando esse pensamento condicionado, e por sua vez limitando a sua liberdade.
E se nem nos nossos pensamentos conseguimos ser totalmente livres, será que podemos um dia aspirar a uma liberdade total? Creio que não.
E será que essa liberdade total é compativel com a vida em sociedade? Já diz aquele chavão mais que batido: a nossa liberdade acaba onde a dos outros começa! E uma liberdade total iria provavelmente gerar uma total anarquia. Não compativel com a vida em em sociedade.
Mas quer isso dizer que não devemos seguir buscando uma sociedade mais justa e livre? Penso que não. Embora sendo uma utopia, creio que o caminho a seguir é esse. Continuar a derrubar barreiras com o destino a uma liberdade que sabemos que nunca será total.
Tendo também consciencia que a nivel global existem lugares onde as liberdades são muito mais condicionadas, mas que também existem lugares que já caminharam muito mais nesse percurso rumo à liberdade.
Só temos então de seguir o nosso caminho. Dia após dia.

Filipe Morais

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Fotografia da Semana


Fotografia de Juliana Cardoso

Que tareia!

Sim, foi uma tareia, esta que o Benfica deu a um Guimarães completamente perdido durante noventa minutos.
Foi o gigante acordado em 09\10 que voltou esta noite à Luz. Dinamica, pressão, qualidade, espetaculo e golos. E que golos, se o golo de Martins é de bandeira, o que dizer da recepção de Pablito Aimar? Simplesmente divinal.
Uma vitória de equipa, que em conjunto conseguiu esta magnifica exibição. O Benfica é hoje, denovo, a melhor equipa do campeonato, e só pelo mau inicio devido a varios factores não estamos mais perto do lider.
Tenho de exceptuar desta grande exibiçao, o mediocre do costume. Oscar Cardozo. Deslocado da dinamica da equipa, que nunca teve, nem hoje, nem nunca, apresentou os mesmos defeitos de sempre. Que são os seus, e nunca desaparecerão! Lentidão, pouca capacidade de trabalho, pouca dinamica de jogo, enfim, já sabem o que penso. Hoje para colocar a cereja no topo do bolo, a 11 metros da baliza, com a bola parada conseguiu falhar o rectangulo de 7,32m por 2,44m.
Carrega Benfica!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Hora do Bau 7ª Edição

É o regresso da Hora do Bau! E na setima edição temos para lhe oferecer: Technotronic. Fantastico! Enjoy... Pump, pumd the jam...

Sudoeste 2011

Eis que em pleno Fevereiro começam a surgir os primeiros nomes para o nosso festival SW2011. E nao começam nada mal as noticias que chegaram até agora à enorme e agitada redacção do Chaparro de Ferro.
O primeiro nome a surgir foi o de Andreya Triana. Nascida no Reino Unido, a cantora combina diversos estilos, como folk, soul, trip hop e ao que consta actua no dia 4 de Agosto na Herdade da Casa Branca.
Aqui fica um cheirinho para quem não conhece:

Para quem gostou, ha mais videos da senhora pelo Youtube, gostei também da "A Town Called Obsolete".
O segundo nome a surgir, já é um nome grande, e dependendo de como se apresentar em palco Amy Winehouse pode mesmo rebentar no Sudoeste. Ou não! Nunca se sabe bem com o que se pode contar quando se fala desta senhora. Mas que os primeiros nomes para a edição deste ano do nosso festival são boas noticias. Isso são!

The Ark Hotel


Inspirado nas recentes mudanças climáticas e no aumento do nível do mar, o escritório de arquitetura russo Remistudio resolveu desenvolver o Ark Hotel. Trata-se de um edifício capaz de flutuar no mar. Inspirado ao que me parece na famosa "Arca de Noe".
Segundo o atelier de arquitectura, o mecanismo que o permite flutuar, está na parte iferior da cúpula, cuja estrutura em forma de casco também o deixa ser construído no solo. A estrutura em forma de cúpula é construída com arcos de madeira, cabos de aço e uma camada de plástico. Na revista alemã Der Spiegel, o arquitecto confidenciou que esse projecto poderia levar apenas quatro meses para ser construído, em qualquer parte do mundo. O Ark Hotel, que tem quatro andares, foi desenvolvido para o concurso Architecture for Disaster Relief, realizado pela União Internacional dos Arquitectos.
Ao que parece, o Ark pode ser isolado em caso de catastrofe, criando um ambiente isolado no seu interior. Com espaços verdes, e gerando energia atravez da exploração de recursos termais (geradas pela tecnologia do edificio), solar e éolica, a autosuficiencia da "arca" é garantida.
O Arc, pode ser construido quer no mar, quer na terra. Veremos quanto tempo passa até o poder-mos ver na realidade.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Para acabar o dia!

Já foi video da semana quando não passava ainda em Portugal. Descubri no Conan, e postei. Não, não sou como um amigo meu que diz que descobriu os The Killers, mas que gostei disto assim que ouvi a primeira vez, gostei! Enjoy, pode ser que amanha consiga escrever mais alguma coisa por aqui. Tenho um post quase pronto a sair. Enviem cenas fixes para o mail, e ajudem-me a manter isto vivo! Até lá!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Actividade...

... ou falta dela. O blog anda mesmo um pouco abandonado, e o tempo para ele é cada vez menor. Ainda por cima com tanta coisa para escrever.
Fechou o mercado de inverno no que ao futebol diz respeito, temos um novo "velho" presidente, o Egipto anda em brasa, os combustiveis não param de subir, o sol parece ter vindo para ficar e com ele trouxe este gelo que até faz doer os ossos, os juvenis do Odemirense voltaram ao primeiro lugar do campeonato, lugar de onde nunca deveriam ter saido, o Glorioso ganhou no covil. Sei la! Tanto tema para escrever umas linhas, e o que faço eu? Fico mais de uma semana sem escrever sequer uma virgula. Eu sei que este facto não afecta nenhum de voces que gosta de passar por aqui para ler umas babuzeiras, mas afecta-me a mim. Gosto mesmo de deixar por aqui umas larachas sobre o que vai acontecendo.
Esquecendo o presidente, os combustiveis e o Egipto. Que tristezas não pagam dividas, vamos falar um pouco de futebol.
E não é que o Benfiquinha foi ganhar na casa do Sr.Costa? Sobre o jogo não posso dizer muito, optei por ir jogar uma peladinha em vez de ficar em casa frente à tv a ver o meu Benfica ser roubado, como de costume quando faz esta deslocação. Quando cheguei a casa, ligo a tv e... 0-1. Pensei: "mau agora é que isto vai ferver, vão cair agressões, penaltis e expulsões como se não houvesse amanha", mudei de canal, e o que se passou a seguir não sei. Parece que não se passou o de costume, e que o arbitro exceptuando um vermelhote da ordem ao Fabinho, e uma agressão do Bellushi nem teve mt mal. Quando voltei a mudar já o Javi (um dos melhores jogadores da liga, insisto) tinha espetado outra batatinha. E o jogo já estava arrumado. Esperemos agora para ver a segunda mão, e até pode ser que consigamos ir ao Jamor no fim da época para ver um joguinho. A ultima vez que la fui, não vim de lá muito satisfeito, pode ser que seja desta.
Quanto ao mercado de inverno, creio que só há tres noticias dignas de registo. O adeus do levezinho.. adeus! Já vais tarde. A venda de David Luiz, que também achei tardia, não pelo valor desportivo e pela entrega do jogador, mas porque acho que deveriamos ter vendido no auge da sua valorização, o defeso passado, tal como Fabio Coentrão. Creio que esta epoca só servirá para os desvalorizar. De qualquer maneira, pelo que li pelos jornais, o David até foi bem vendido. Como benfiquista so tenho de agradecer tudo o que o "João Broncas" da luz (por causa do cabelo, claro) fez com o sagrado manto vestido. Fica para a historia do clube como um grande central que passou pela luz. Como Aldair, Humberto, Mozer ou Ricardo.
A registar também o negocio milionario da temporada. A ida de Torres para o Chelsea, e a aquisição de Suarez e Carrol por parte do Liverpool. Que grande negocio dos Red Devils. Torres é bom, mas nunca chegou a explodir, e parece sempre não dar 100%. E quer Suarez e Carrol são grandes jogadores, e tem tudo para brilhar no futebol mundial. Grande negocio!
Bem por agora é tudo, vou ver se consigo pensar numa palavra para servir de tema para o texto da letra H. Até lá, bom fim de semana!

Ps. Amanha no Estadio Municipal, as 15h. Odemirense vs Desportivo de Beja (Juvenis). Agradecemos o vosso apoio.

Fotografia da Semana

Foto minha. Vou chamar-lhe o Velho e o Mar.